Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Facebook aponta aumento de publicações com conteúdo violento na rede social

SENAR-RS: Aulas da 20ª edição do Programa Alfa começam nesta semana com novidades

Credito: Tiago Francisco .

Até o dia 25 de abril, inicia o programa de alfabetização para os 1800 adultos que se inscreveram no Programa Alfa do SENAR-RS. Divididos em 115 turmas, eles terão aula 3 vezes por semana, na própria comunidade rural a qual pertencem.

No ano em que a iniciativa entra em sua 20ª. edição, uma das novidades é a inserção da Educação Ambiental entre os assuntos tratados no programa. O objetivo é despertar no público do meio rural noções sobre o uso correto dos recursos naturais como o solo e a água, fundamentais para a qualidade da produção agropecuária.

Outra novidade, é a participação de analistas educacionais que irão acompanhar o desenvolvimento das aulas que objetivam a alfabetização para a profissionalização de adultos do meio rural. As aulas irão até 27 de setembro e a expectativa é atender as pessoas que tiveram dificuldades para investir em educação durante a infância e adolescência.

“Percebemos claramente o resgate da autoestima dos participantes, a maioria com mais de 40 anos de idade. Muitos estão há anos longe dos estudos, ou nem chegaram a estudar e veem o Alfa como uma oportunidade de aprendizado e de se tornarem mais independentes, ao aprenderem ou resgatarem a leitura e escrita”, explica supervisora pedagógica do SENAR-RS, Carina Bridi.

Já nesta semana, acontece a contextualização dos participantes para que a equipe de analistas educacionais, 10 ao todo no estado, conheça as turmas. A ação permite ainda que os educadores desenvolvam as aulas da maneira mais adequada às necessidades de cada grupo. O recebimento dos materiais didáticos que darão o apoio pedagógico está previsto para as primeiras semanas de maio.

O programa, que tem o lema “Alfabetizando para Profissionalizar”, segue o formato lançado em 2018, em módulos, com uma série de metodologias para melhor atender o público e permitir ao trabalhador rural o acesso a informações relevantes para sua vida, saúde, atividade profissional e para participar de forma mais inclusiva da sociedade. Os módulos são 1º Identidade e diversidade cultural, 2º As sociedades e o meio ambiente, e 3º Trabalho e cotidiano.

Desde o seu lançamento, no ano 1998, o Programa Alfa já contribuiu para a alfabetização de mais de 32 mil alunos no Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário: