Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Série de explosões em um funeral em Cabul mata seis pessoas

Compartilhe esta notícia:

Havia centenas de pessoas no momento do ataque. (Foto: EFE)

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 87 ficaram feridas neste sábado (3), após três explosões perto de onde acontecia o funeral de um dos mortos no confronto entre as forças de segurança e manifestantes, nesta sexta-feira, que protestavam pelo sangrento atentado da última quarta-feira.

O ataque aconteceu por volta das 15h30min local (8h30min, em Brasília) na área de Sra-e-Shamali, no oeste da capital afegã, explicou uma fonte do quartel-general da polícia local.

Najib Danish, o porta-voz do ministério do Interior, disse que três explosões ocorreram no cemitério assim que Salim Ezadyar, filho do vice-presidente do Senado Alam Ezadyar, estava para ser enterrado. Salim foi morto durante os protestos de sexta-feira, que reuniu milhares de pessoas na capital afegã.

Wahid Mujro, porta-voz do ministério de Saúde Pública, afirmou que 87 pessoas ficaram feridas. Estimativas de mortos variam, com testemunhas informando que pelo menos 12 indivíduos morreram, enquanto uma emissora de TV local informa que 18 faleceram. Já o jornal britânico The Guardian e a emissora norte-americana CNN publicam que sete morreram e 119 ficaram feridas.

O chefe do governo afegão, Abdullah Abdullah, e o ministro de Assuntos Exteriores, Salahuddin Rabbani, estavam entre os presentes ao funeral, mas não ficaram feridos, segundo confirmaram nas suas respectivas contas do Twitter e Facebook.

“Quando as pessoas estavam de pé para as orações do funeral, ocorreram três explosões. Os atacantes suicidas tomaram posição entre as pessoas que rezavam, isto mostra a gravidade do crime do inimigo covarde”, disse Abdullah Abdullah.

Além disso, vários parlamentares e altos cargos também estavam no funeral, sem que haja informações sobre eles por enquanto.

Os talibãs se desvincularam do ataque e afirmaram que este foi produto da inimizade “entre os inimigos”, em referência às disputas internas no seio do Executivo afegão, de acordo com uma mensagem do porta-voz insurgente Zabihullah Mujahid na sua conta do Twitter.

Este é o segundo ataque de envergadura registrado na capital afegã desde quarta-feira, quando um carro-bomba deixou 90 mortos e 463 feridos. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ariana Grande faz visita surpresa a feridos do atentado, em hospital
Crise na JBS desorganiza mercado de bois
https://www.osul.com.br/serie-de-explosoes-em-um-funeral-em-cabul-mata-seis-pessoas/ Série de explosões em um funeral em Cabul mata seis pessoas 2017-06-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar