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Mais de 50% dos alunos de 14 e 17 anos não sabem português e matemática

Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica foram divulgados pelo MEC. (Foto: Freepik)

Sete em cada dez alunos do terceiro ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. Entre os estudantes dessa etapa do ensino em escolas públicas e particulares, apenas 2% têm conhecimento avançado nessas disciplinas, segundo os dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2017, divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quinta-feira (30).

O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos. O sistema é composto pelas médias de proficiências em português e matemática extraídas da Prova Brasil e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Pela primeira vez, o MEC classificou os níveis de proficiência que estão organizados em uma escala de 0 a 9 – quanto menor o número, pior o resultado. Níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6 os alunos têm nível de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9, avançado.

Etapa mais problemática da educação básica, o ensino médio foi classificado no nível 2 de proficiência. Tanto em português quanto em matemática, 70% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado. Desses, 23% estão no nível 0, o mais baixo da escala de proficiência.

Do ponto de vista pedagógico, os números do ensino médio significam que, em português, a maioria dos estudantes brasileiros não consegue localizar informações explícitas em artigos de opinião ou em resumos, por exemplo. Já em matemática, a maioria dos estudantes não é capaz de resolver problemas com operações fundamentais com números naturais ou reconhecer o gráfico de função a partir de valores fornecidos em um texto.

Evolução na série histórica

Se avaliada a série histórica do Saeb, é possível notar a estagnação do ensino médio. Houve pequeno incremento nas médias de proficiência em língua portuguesa desde 2009. Nesta edição do Saeb, a nota foi de 268 pontos, um ponto a mais do que o índice registrado em 2009.

Em matemática, o cenário do ensino médio é ainda pior: houve queda em relação ao índice registrado em 2009. Naquele ano, a média de matemática do ensino médio era de 275 pontos e, em 2017, caiu para 270.

Avanços no ensino fundamental

Embora tenham registrado avanços em relação ao último Saeb, a maioria dos alunos do nono ano do ensino fundamental ainda estão no patamar insuficiente de aprendizado. Eles tiveram média de 258 pontos em português e matemática e estão dentro do nível 3.

O melhor resultado é o do quinto ano do ensino fundamental. Em português, os alunos tiveram um crescimento de 7 pontos em relação ao Saeb de 2105. Com média de 215 pontos, alcançaram o nível 4 de conhecimento, considerado básico. Em matemática, os alunos do quinto ano do fundamental evoluíram 5 pontos e chegaram à média de 224, o que corresponde ao nível de conhecimento básico.

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