Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Setor de serviços sente aumento da energia elétrica

Compartilhe esta notícia:

No início do ano, os preços administrados – como a gasolina – pressionaram a inflação. (Foto: Lucas Uebel/ o Sul)

No início do ano, os preços administrados – como luz e gasolina – pressionaram a inflação. Em maio, os alimentos surpreenderam ao acelerar em um mês em que deveriam perder fôlego. Para piorar, as altas estão sendo repassadas para frente em outros produtos e serviços.

Da cesta de 373 produtos que integra o IPCA, calculado pelo IBGE, 70,2% apresentaram alta em maio. No mesmo mês do ano passado, o número –  chamado por especialistas de índice de difusão – era de 66,8%.

“Um índice acima de 70% é alto para os padrões históricos”, afirma Luis Otávio Leal, economista do banco ABC Brasil. Foi o terceiro mês consecutivo em que o índice ficou acima de 70%.

O fenômeno da difusão de preços tem sustentado os custos de serviços mesmo com a desaceleração da economia. No ano, avançam alimentação fora de casa (5,14%), condomínio (4,58%), transporte escolar (7,86%), tratamento de animais (6,26%), médico (5,29%) e depilação (5,14%). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A nova lei trabalhista diz que a rescisão não precisa mais da homologação no sindicato
O carro que caiu de uma altura de 11 metros e matou duas mulheres no aeroporto de Campinas estava com o pedal travado por um chinelo, diz o perito
https://www.osul.com.br/setor-de-servicos-sente-aumento-da-energia-eletrica/ Setor de serviços sente aumento da energia elétrica 2015-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar