Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > A Argentina investiga se houve uma explosão no local onde o submarino desapareceu

Shopping TOTAL recebe Congresso da Cerveja Poa

Evento estimula capacitação e aperfeiçoamento dos produtores locais, através de cursos de cerveja artesanal com mestres nacionais e internacionais. Crédito: divulgação

Um dos mercados que mais cresce no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, é o da cerveja artesanal. O estado foi apontado recentemente pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA como um os líderes na produção artesanal, com 119 microcervejarias.

Uma oportunidade para os estudiosos ou entusiastas da área está sendo aberta pela produtora Matinê Cervejeira. O Congresso da Cerveja Poa oferece modalidades básicas e avançadas de curso entre os dias 16 e 18 de novembro, no Espaço Voz Coworking, no Shopping TOTAL, em Porto Alegre.

Serão dois níveis distintos de cursos. O primeiro com palestras mais introdutórias destinados aos cervejeiros iniciantes e os simpatizantes que buscam aprofundamento, com tópicos que vão desde harmonização de pratos com estilos de cerveja até a evolução da tecnologia dos equipamentos. Já o segundo nível reunirá conteúdos mais avançados e dialoga com profissionais da área e cervejeiros caseiros experientes. Os temas vão desde a água para produção cervejeira até uma imersão no processo de comunicação de uma cervejaria.

O Congresso abordará assuntos importantes para quem está no mercado, como diferencial entre a concorrência, como divulgar sua cerveja, entre outros. Além de colocar os participantes bem próximos de referências mundiais, como John Palmer, Melissa Cole, Steve Piatz e Fergal Murray, e dos experts nacionais Fernanda Meybom, Rodrigo Ferraro, José Raymundo Padilha, Leo Gil, Estevão Chittó, Marcos Kalsing e Luiza Tolosi.

Os valores dos ingressos terão preços acessíveis para possibilitar o maior número de adesões. Consulta de valores e inscrições serão feitas diretamente com os organizadores no Facebook.com/MatineCervejeira.

O Congresso da Cerveja integra a programação do Festival da Cerveja de Porto Alegre, que também realiza a Copa da Cerveja e dois dias de degustação, além de shows de rock gaúcho.

Programação completa

NÍVEL BÁSICO

QUINTA-FEIRA – 16/11

Palestra 1, das 18h30 às 19h30: A Arte da Harmonização | Palestrante: Melissa Cole.

Harmonizar cerveja e comida não é tão simples como você poderia pensar. Com tantos aspectos e sabores diferentes na cerveja, pode ser um grande quebra-cabeça se você não sabe por onde começar. Então deixe-se conduzir pela premiada especialista Melissa Cole para aprender os fundamentos da combinação entre cerveja e comida e você estará habilitado para dar seus primeiros passos de forma autônoma.

Beer Break – das 19h30 às 20h

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 2, das 20h às 21h: Profissão: Sommelier | Palestrantes: Rodrigo Sawamura e Edu Pelizzon

Deixe seu comentário: