Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Sicredi disponibilizará mais de 7 bilhões de reais para o Plano Safra 2017/2018

Compartilhe esta notícia:

Diretor executivo da Central Sicredi Sul Sudeste, Gerson Seefeld. (Foto: Banco de Dados/O Sul)

“Ser parceiro do produtor”. É assim que o diretor executivo da Central Sicredi Sul Sudeste, Gerson Seefeld traduz o objetivo do Sicredi quando o assunto é Plano Safra. Os números demonstram isto, uma vez que para 2017/2018, a instituição estará direcionando 7,10 bilhões de reais em crédito rural para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representando 20% a mais sobre o ciclo anterior, quando foram disponibilizados 5,8 bilhões de reais. O total de operações também teve incremento, passando de 107 mil na última safra para uma estimativa de 118 mil na atual. O diretor ressalta também o acréscimo de 10,3% no número de produtores atendidos.

Parte dos recursos disponibilizados pelo Sicredi são resultantes da captação da poupança, “que se reverte em crédito, alavanca produção, gera empregos, renda e produtividade”, como pontua Seefeld. “Esta é a forma como temos abordado a captação da poupança”, reitera. “A expectativa é de atender a toda a demanda do associado”.

A maior parte do montante destinado ao Plano Safra é concentrada nos grãos, em especial a soja e o milho que são as maiores culturas de verão. O diretor executivo da Central Sicredi Sul Sudeste analisa que o produtor vem se profissionalizando, com incremento no segmento do arroz . “Hoje, o Sicredi tem participação em 30% do arroz plantado no RS” e esta expansão, em se tratando não apenas de recursos mas também em áreas é outra aposta do Sicredi visando “cumprir sua função”.

A média de crédito no custeio chega a 49 mil reais e o mapa da instituição financeira aponta para uma regularidade na distribuição dos recursos “e isto vem sendo uma marca forte do Sicredi, possibilitando que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas”, segundo o diretor-executivo. Ele chama a atenção para a baixa inadimplência neste cenário, na faixa de 0,26%, número que vem se mantendo estável na sua avaliação.

Outro segmento relevante para o Sicredi é a agricultura familiar, ao lado do médio produtor rural. Ambos representaram 83,8% das operações realizadas no ciclo 2016/2017. Hoje, o Sicredi desponta como a terceira instituição de crédito rural e a primeira na agricultura familiar e agroindústria no Brasil. “Este posicionamento foi construído, justamente, pela nossa identidade e origem com os valores e o entendimento das necessidades da agricultura familiar e a proximidade com os associados”, ressalta Seefeld.

O Sicredi conta com uma carteira de 1,5 milhão de associados no RS, na sua maior parte vinculados ao setor primário. A instituição conta com 42 cooperativas nos dois Estados do Sul e 662 pontos de atendimento, sendo 582 em solo gaúcho e 80 em Santa Catarina.

O lançamento do Plano Safra aconteceu ao meio-dia desta terça-feira, na Capital, reunindo dirigentes da instituição, convidados e imprensa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Musical “A Dama e o Vagabundo em Paris” reestreia no Teatro Novo DC
Banco do grupo JBS/Friboi tem o pior resultado entre todas as 14 mil instituições financeiras em operação no País
https://www.osul.com.br/sicredi-disponibilizara-mais-de-7-bilhoes-de-reais-para-o-plano-safra-20172018/ Sicredi disponibilizará mais de 7 bilhões de reais para o Plano Safra 2017/2018 2017-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar