Sinapro/RS lança programa Gestão Descomplicada

Claudio de Carvalho. Crédito: Sinapro/RS
Marcelo Morem

Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do RS fez parceria com duas experientes consultorias para desenvolver um programa focado em gestão de vendas e finanças, com workshops, videodicas, reuniões presenciais e remotas e acompanhamento de consultores. Palestra de apresentação aberta para sócios e não-sócios pelas consultorias Mextres e Carvalho & Anschau acontece nesta quarta-feira, 19, das 19h às 21h30min, na sede da entidade. Entrada franca.

Uma boa Gestão Financeira e Comercial são fundamentais para o crescimento dos negócios e perpetuação de uma empresa. As duas disciplinas foram escolhidas pelo SINAPRO-RS para serem os temas centrais do Programa Gestão Descomplicada, que o Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do RS irá lançar para os profissionais do setor e da Comunicação nesta quarta-feira (19), das 19h às 21h30min, na sede da entidade ((Visconde do Rio Branco, 421/ 201), com entrada franca.

O Programa, com duração de um semestre, será ministrado por duas experientes consultorias: a Mextres, dirigida por Marcelo Morem, é especializada em metodologias de assessoramento, capacitação e mentoria voltadas para estratégia e planejamento de vendas, desenho e automação de processos comerciais e integração tecnológica. A empresa tem longa estrada na formação de uma cultura de vendas orientada a melhores práticas e gestão por indicadores, atendendo marcas como a Fundacred, Arroz Palmares, MaxiQuim, Lookbel, ABRADI-RS, SEPRORGS, IAgente, BrazilJS, AG2 Nurun, DZ e Bonaparte.

Outra consultoria parceira é a Carvalho & Anschau, comandada por Claudio de Carvalho, profissional com MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Controladoria pela UNISINOS e pós-graduação em Finanças pela PUC-RS. Sempre atuou em posições executivas e estratégicas em empresas como a Watermelon Group Ltda., AG2 Publicis Modem S.A. (grupo francês), Safe Park e Linck S.A., nos segmentos de serviços de informática, varejo, publicidade WEB e tradicional.

O programa Gestão Descomplicada contempla workshops, vídeodicas, reuniões presenciais e remotas focadas em Gestão Vendas e Finanças. Na palestra do dia 19 AGÊNCIA QUE VENDE BEM E GASTA BEM: É A SUA?, os consultores irão detalhar toda a dinâmica e conteúdo programático e tirar dúvidas dos interessados.

“É a primeira vez que promovemos um programa sistêmico de capacitação, mentoria e conteúdo de gestão com esta envergadura. Os participantes poderão, ainda, contar com o acompanhamento das consultorias parceiras na aplicação dos conceitos aos seus negócios, um grande diferencial do Programa, sem contar que conseguimos chegar em valores muito atraentes”, destaca o presidente do SINAPRO-RS, Fernando Silveira.

Levando em conta o aumento da competitividade dos mercados gerada pela crise econômica dos últimos anos, esta não é uma postura recomendável, explica Marcelo Morem.” As agências precisam se tornar mais proativas em vendas.” Segundo o consultor, existe um certo “pudor” em relação a vendas no mercado publicitário, de um modo geral. Por exemplo, grandes agências se acostumaram a “ser compradas” com base na qualidade do seu trabalho, carteira de clientes, portfólio e prêmios. “Alguns gestores têm um entendimento equivocado de que inverter este fluxo é desvalorizar o trabalho da agência. Só que, dado o cenário de recessão no País, mudar esta atitude é uma questão de sobrevivência para muitas.” O presidente do Sinapro/RS completa: “As agências de propaganda sempre foram mais receptivas do que agressivas comercialmente, mas está na hora do mercado se posicionar além do status de entrega criativa de arte.”

O consultor de Finanças, Cláudio de Carvalho, destaca que cada empresa tem suas peculiaridades e isso influencia diretamente nos pontos que são tratados nas mentorias. “É fundamental entender o momento que a agência está vivendo – seja planejando um novo ciclo de crescimento ou ativando a capacidade de reinvenção do negócio nas empresas mais maduras.” Carvalho observa que o programa pretende ofertar conteúdo prático de boas práticas de gestão comercial e financeira para gerar a visão integrada das áreas nas empresas, independentemente do tamanho e grau de maturidade da agência. Isso pode gerar mudanças gradativas e contínuas nas agências, inclusive mudando uma cultura de “resistência à gestão” que existe no mercado.

De acordo com os consultores, serão realizados quatro workshops, de agosto a outubro, sendo dois sobre vendas e dois sobre finanças. As sessões de mentorias serão realizadas de julho a novembro. “Cada área terá mensalmente três sessões de mentorias presenciais na sede do Sinapro/RS e duas remotas via Google Hangout”, adianta Morem. “As vídeodicas serão semanais, intercalando uma área a cada semana. O acompanhamento será feito nas reuniões de mentoria e em contatos periódicos com os associados.” Além disso, o Gestão Descomplicada vai oferecer a oportunidade das associadas capacitarem suas equipes e profissionais em duas áreas importantes na gestão, contando com consultores experientes e de grande vivência no setor.

“O ambiente de negócios nos apresenta uma série de variáveis incontroláveis às quais temos de nos adaptar o tempo todo”, diz Carvalho. O consultor alerta que quanto mais a empresa investir na qualificação da sua gestão, menos exposta estará aos impactos destas variáveis, “que nem sempre são positivos”.

Custo acessível

Aberto também para não-associados, o programa terá um valor de investimento bastante acessível: custará R$ 480,00 para agências vinculadas ao Sinapro/RS e R$ 900,00 para as demais. Mais informações pelo telefone 51 – 33951063 ou sinaprors@sinaprors.com.br

SERVIÇO

O que: Lançamento do Programa Gestão Descomplicada com a palestra AGÊNCIA QUE VENDE BEM E GASTA BEM: É A SUA?

Data: 19 de julho, quarta-feira

Horário: 19h às 21h30min

Local: SINAPRO-RS (Visconde do Rio Branco, 421 | 201 | Floresta, Porto Alegre)

Inscrições gratuitas e limitadas pelo e-mail: sinaprors@sinaprors.com.br

Deixe seu comentário: