Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Sindicato Médico convocou a comunidade a fazer doações para salvar o Hospital Beneficência Portuguesa

Compartilhe esta notícia:

Hospital passa por dificuldades. (Foto: Divulgação/Simers)

O Simers (Sindicato Médico do RS) deu início nesta sexta-feira (22) a uma grande convocação para que as pessoas ajudem a salvar o Hospital Beneficência, que fica em Porto Alegre e tem uma história de 160 anos de assistência. O hospital enfrenta a sua pior crise. Uma das formas propostas de ajuda é por doações em uma conta bancária. Já aberta, a conta é a 06.205518.7-4, do Banrisul, agência 0100. Qualquer valor pode ser depositado e o uso do dinheiro arrecadado será inteiramente controlado pelo Beneficência, sendo destinado a pagar os custos com funcionários e demais gastos necessários para manter a instituição de saúde viva e evitar o seu fechamento.

“Os apoios não param de crescer, uma força-tarefa com hospital, médicos, universidade, prefeitura, vereadores, deputados e senadores se formou para que o Beneficência volte a funcionar com sua plena capacidade. Agora conseguimos um meio para que empresários e toda a sociedade também possam entrar nesta luta conosco através de doações”, entusiasma-se o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes. Frentes Parlamentares foram criadas na Câmara de Vereadores da Capital e na Assembleia Legislativa.

O Simers está fortemente envolvido nas negociações, que exigem uma articulação com os segmentos públicos como Secretaria Municipal da Saúde e Ministério da Saúde. As soluções passam por um levantamento profundo da situação financeira da instituição, o que é condição para buscar eventual empréstimo em bancos para sanar dívidas e mesmo voltar a atender pelo SUS.

O Beneficência tem cerca de 160 leitos, segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), do Ministério da Saúde. O hospital enfrenta atrasos de pagamento de funcionários e prestadores, como médicos.

Argollo lembra que a mobilização atual precisa seguir o que os porto-alegrenses viram na década de 1980 para salvar a Santa Casa. Na época, o arcebispo Dom Vicente Scherer liderou o esforço para reverter as dificuldades e fazer da instituição filantrópica o complexo que é hoje. “O Beneficência não pode fechar. As alternativas que garantam a continuidade de uma história de 160 anos são viáveis. Juntos, vamos evitar mais sofrimento aos enfermos”, ressalta Argollo.

Consultoria

Durante uma visita a Porto Alegre no início da semana, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Francisco Assis Figueiredo, subordinado ao Ministério da Saúde, prometeu a realização de consultoria para ter de um diagnóstico completo do hospital.

Além disso, o presidente do Simers Paulo de Argollo Mendes revelou que existem tratativas em curso para que outro hospital de Porto Alegre assuma pelo menos uma parte da estrutura do Beneficência. O objetivo, disse ele, é evitar a interrupção completa ou a deterioração da instituição.

Embora ainda não tenha divulgado o nome da instituição parceira, Argollo garantiu que as tratativas já estão avançadas. “Não falei pessoalmente com o secretário de Saúde de Porto Alegre, mas tenho certeza que teremos toda a ajuda”, adiantou.

Figueiredo disse que o Ministério da Saúde está oferecendo a consultoria de um hospital de excelência para fazer um diagnóstico completo da situação vivida pelo Beneficência. “Assim, junto do secretário municipal de Saúde, poderemos definir o que há de melhor para essa instituição”, pontuou.

De acordo com ele, a consultoria deve ter início em janeiro e pode ser realizada por hospitais como Albert Einstein, Sírio-Libanês ou o Moinhos de Vento, dependendo da disponibilidade de equipes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Quatro pontos estão impróprios para banho no litoral do Rio Grande do Sul
Preso no litoral suspeito de assaltar um casal, estuprar a mulher e atirar o carro ao mar
https://www.osul.com.br/sindicato-medico-convoca-comunidade-fazer-doacoes-para-salvar-o-beneficencia/ O Sindicato Médico convocou a comunidade a fazer doações para salvar o Hospital Beneficência Portuguesa 2017-12-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar