Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Sindicato Médico do RS denuncia precariedade em Posto da Lomba do Pinheiro

Compartilhe esta notícia:

Sindicato denuncia cenário de descaso. (Foto: Divulgação)

O Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) afirmou nesta terça-feira (13) que irá notificar a Vigilância Sanitária sobre condições de insalubridade no Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro. Segundo o sindicato, localizado em um dos bairros mais populosos de Porto Alegre, com mais de 50 mil habitantes, o posto apresenta, além de superlotação, problemas com o acúmulo lixo no seu entorno, tornando o ambiente propício para a circulação de ratos e baratas. Os problemas foram relatados nesta manhã durante reunião entre o sindicato e médicos do Pronto Atendimento.

Conforme o sindicato será protocolado um pedido junto à prefeitura solicitando o encaminhamento adequado desses resíduos. O objetivo é a garantia da saúde dos profissionais, bem como da população assistida no posto.

O sindicato afirma ainda que o cenário é de “descaso”. De acordo com a instituição foram encontradas macas, bancos e poltronas antigas, equipamentos hospitalares, móveis e sanitários, todos jogados em um porão embaixo do Pronto Atendimento.

Materiais antigos não são descartados. (Foto: Divulgação)

Na parte externa o sindicato informou haver “milhares de lâmpadas fluorescentes tubulares descartadas”, e lembrou que o material é altamente tóxico para a saúde e natureza.

De acordo com o Simers, uma vez o lixo em contato com a água, a torna imprópria para consumo – altamente cancerígena. A instituição alerta para o fato de que, se descartadas em locais impróprios, como aterros ou lixões, materiais como estes podem poluir mananciais e lençóis freáticos, sendo irreversível para natureza, por isso a necessidade de as lâmpadas serem descartadas de maneira adequada, com empresas especializadas.

Câmara aprova contratação emergencial de profissionais da saúde

A contratação emergencial de 70 profissionais de saúde – 15 enfermeiros, 40 técnicos de enfermagem e 15 auxiliares de farmácia – para atuar na Operação Inverno, época em que a demanda por atendimento para doenças respiratórias aumenta, foi aprovada na última segunda-feira (12), por unanimidade, na Câmara Municipal.

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem a serem contratados atuarão no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e em unidades de pronto atendimento da Secretaria Municipal da Saúde. Já os auxiliares de farmácia serão designados para o Presidente Vargas, unidades de pronto atendimento e em farmácias distritais.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, esteve no plenário da Câmara e defendeu a aprovação do projeto de lei nº 008/17, de autoria do Executivo. Segundo ele, os profissionais temporários serão contratados por quatro meses, a contar de junho, e serão chamados, primeiramente, os candidatos aprovados nos concursos públicos recentes realizados pelo município para a área. Harzheim esclareceu que a eventual recusa ou desistência do concursado quanto à contratação por prazo determinado não acarretará prejuízos em relação ao concurso público no qual o profissional foi aprovado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Polícia Civil prende homem por porte ilegal de arma, no bairro Jardim Carvalho, na Capital
Em vídeo-desabafo no Twitter, o presidente Michel Temer avisa o presidenciável Geraldo Alckmin: eu sou você amanhã
https://www.osul.com.br/sindicato-medico-rs-denuncia-precariedade-em-posto-da-lomba-pinheiro/ Sindicato Médico do RS denuncia precariedade em Posto da Lomba do Pinheiro 2017-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar