Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Smartphones impulsionam o crescimento do tráfego de internet nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Aparelhos são os principais responsáveis pelo crescimento da navegação. (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa realizada pela Adobe Analytics divulgada nesta segunda-feira (11) indica que os smartphones são os principais responsáveis pelo crescimento de navegação na internet nos Estados Unidos. Tablets e computadores tiveram uma participação reduzida no número de acessos.

Desde janeiro de 2015, houve um aumento de 68% no tráfego por meio de smartphones. De modo geral, no entanto, o crescimento da navegação na internet se manteve estável.

Para a pesquisa, através de dados agregados e anônimos do Adobe Experience Cloud, a  Adobe acompanhou mais de 150 bilhões de visitas nos 400 maiores sites e aplicativos de norte-americanos.

Nos smartphones, 61% do tráfego redirecionado dos sites – quando o usuário não entra diretamente na URL, mas é levado a ela por outros meios – veio por meio de buscas no Google, 16% por meio do Facebook e 23% de outras fontes.

Nem todos os acessos via smartphone, no entanto, se transformam em acessos aos aplicativos. Os norte-americanos abriram aplicativos 22% menos nos smartphones e quase 50% menos nos tablets em comparação com valores registrados no começo de 2016. A queda, segundo a Adobe, só não foi perceptível em apps centrais, como os do Google, Facebook e Amazon.

Os sites de notícias foram os que mais se beneficiaram do aumento de tráfego web nos smartphones, em comparação com outras categorias avaliadas pela pesquisa.

Brasil

Praticamente todo o crescimento nos domicílios conectados digitalmente no Brasil se deu por meio de conexões móveis, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2016, divulgada na semana passada. No ano passado, 9,3 milhões de residências dispunham de conexões móveis. Em 2012, eram 5 milhões de domicílios. Ao todo, 54% dos domicílios e 61% dos brasileiros com 10 anos ou mais já estão na internet.

De acordo com a pesquisa, realizada pela Cetic.br, 43% dos usuários usavam só o celular para acessar a internet (eram 20% em 2014), enquanto 6% usam só o computador. Os restantes usam ambos, mas essa proporção vem caindo anualmente.

Os usuários principalmente mobile são os mais jovens, mais rurais e mais pobres. O uso misto se concentra entre os mais ricos, mais urbanos e mais velhos. A pesquisa ouviu 23.751 pessoas acima de 10 anos de idade em 350 municípios brasileiros.

Os acessos por meio de banda larga fixa se mantiveram estáveis pela primeira vez na história da pesquisa, usados por 23 milhões de domicílios, ou um quarto dos lares brasileiros. A maior proporção de usuários de internet no celular usa o wi-fi, em detrimento do 3G e 4G, redes que exigem plano de dados no celular.

O uso exclusivo do wi-fi chega a 30% dos usuários das classes D/E, versus 9% da classe A. Entre as crianças de 10 a 15 anos, ele chega a 42%. Com isso -estabilidade fixa e crescimento móvel- aumentou a disponibilidade de internet nas classes D e E (de 16% para 23% dos domicílios e de 30% para 35% das pessoas) e na região norte do Brasil, onde a banda larga fixa tem dificuldade de chegar. As conexões móveis são 49% das classes D e E e 47% da região Norte do país. (AE e Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sobe para 96 o número de vítimas de terremoto no Sul do México
O resgate de brasileiros no Caribe deve ocorrer na tarde desta terça-feira
https://www.osul.com.br/smartphones-impulsionam-o-crescimento-do-trafego-de-internet-nos-estados-unidos/ Smartphones impulsionam o crescimento do tráfego de internet nos Estados Unidos 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar