Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Só falta coragem

Compartilhe esta notícia:

A ex-presidente Dilma Rousseff será uma das professoras do curso de pós-graduação com o tema A Esquerda no Século XXI. (Foto: PR)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Como estaria hoje o governo do Estado se entrassem 41 bilhões de reais no cofre da Secretaria da Fazenda? É o valor que a União deve ao Rio Grande do Sul, desde 1996, quando foi criada a Lei Kandir, isentando de impostos os produtos exportados. O levantamento de 2015 mostra que os estados deixaram de arrecadar 48 bilhões de reais da lei e só receberam como compensação financeira 4 bilhões de 200 milhões de reais. No total, contando a partir de 1996, o total de perda de receitas atinge 495 bilhões.
Quem sabe as bancadas no Senado e na Câmara dos Deputados, diante de tantos prejuízos e da situação de falência dos estados, começa forte pressão para suspender a Lei Kandir? Com certeza, o governo federal daria um jeito de aumentar os repasses.

Mudança de perfil

Dos 511 fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação, 250 participaram do treinamento, desde o começo deste ano, para aperfeiçoar a forma de se relacionar com motoristas. Marcelo Soletti de Oliveira, presidente, e Fábio Berwanger Juliano, diretor de Operações, assumiram adotando novas condutas: o compromisso da EPTC é salvar vidas e os azuizinhos devem se tornar amigos da sociedade. Os cursos prosseguem às terças-feiras.

Para acalmar

A Câmara Municipal de Porto Alegre deverá pedir inclusão na Política de Práticas Integrativas do Sistema Único de Saúde, destinada a frequentadores das galerias em dias de votações polêmicas. São sessões de meditação, tratamento naturopático e aplicações de reiki.

Faltam 16 dias

A quinta reunião do ano, do Comitê de Política Monetária, ocorrerá nos dias 25 e 26 deste mês. Os otimistas acreditam que haverá redução de 0,75 ponto percentual, o que deixaria a taxa de juros em 9,25 por cento. Se essa for a decisão, o Banco Central estará enfrentando o desafio para impedir que o País mergulhe na recessão. Para a retomada do crescimento, é preciso assegurar crédito e financiamento às empresas e aos consumidores, fixando taxas de juros compatíveis com a rentabilidade da atividade produtiva e a capacidade de pagamento dos tomadores.

Vai indicar o rumo

A ex-presidente Dilma Rousseff será uma das professoras do curso de pós-graduação com o tema A Esquerda no Século XXI. A iniciativa é do Instituto Dom José Gomes e se realizará em Chapecó, a partir do dia 14 deste mês.

Há 30 anos

A 9 de julho de 1987, empresários propuseram um pacto que garantiria emprego aos trabalhadores por seis meses. A disposição foi comunicada ao presidente José Sarney durante audiência no Palácio do Planalto. Previa a colaboração de todas as empresas do País, que durante o período passariam a operar apenas com margens de rentabilidade indispensáveis à sobrevivência. Nos últimos anos, por força da constante instabilidade política, ninguém se dispôs a repetir a iniciativa.

Trecho curto e difícil

Recomeçaram tardiamente as obras de construção da ponte de entendimento entre o Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa.

Prestígio 

Dois conselheiros da Comissão de Ética Pública do Estado são convidados sucessivamente para cargo de procurador-geral de Porto Alegre: Bruno Miragem e Eunice Nequete.

Parceiros

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais está claramente alinhada com o governador Fernando Pimentel, do PT.

Formato

Político atilado sabe: adulação é um insulto envolto em papel de seda.

Para levantar as arquibancadas

Está caindo de maduro o tema enredo para alguma escola de samba de Porto Alegre no desfile de 2018: a Comédia Propiniana.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

A ditadura do não
A difícil arte de convencer
https://www.osul.com.br/so-falta-coragem/ Só falta coragem 2017-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar