Últimas Notícias > Notas Brasil > Justiça mantém multa a plano de saúde por reajuste abusivo

Sobe em R$ 0,07 litro da gasolina para as distribuidoras

Novos valores começarão a valer a partir desta terça-feira (30). (Foto: Maria Ana Krack/ Divulgação PMPA)

Durante a noite desta segunda-feira (29), a Petrobras anunciou o aumento médio do litro da gasolina às distribuidoras: R$ 0,07. Os novos valores começarão a valer a partir da meia-noite de terça-feira (30). O litro do diesel não sofrerá elevação.

O preço que chega para o consumidor não depende da Petrobras, podendo assim ficar acima ou abaixo do aumento nas refinarias. Esse valor depende de alguns fatores, como tributos estaduais e municipais, valor da mão de obra, além dos custos de operação e margem de lucro de cada distribuidora e de cada posto de combustível.

Em nota, a Petrobras explicou qual é a base do preço de gasolina e diesel vendidos às distribuidoras. “A base é o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”.

Segundo a companhia, a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo A: gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel sem adição de biodiesel.

Deixe seu comentário: