Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Sobe para 240 mil o número de candidatos que terão o Enem adiado

Compartilhe esta notícia:

Travestis e transexuais inscritos no Enem 2017 devem pedir uso de nome social. (Foto: Reprodução)

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (4) a lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino). A nova lista tem a inclusão de 53 escolas, enquanto outras dez que constavam na primeira lista foram retiradas. Agora, 240,3 mil participantes que tinham previsão de fazer as provas em 364 escolas ocupadas terão que fazer o teste em 3 e 4 de dezembro.

Ao todo serão 18 Estados e Distrito Federal com participantes afetados pelo adiamento. Não serão afetados: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O Enem ocorre normalmente neste fim de semana (5 e 6 de novembro) para 8,386 milhões de participantes. Ao todo, o exame tem 8.627.248 inscritos. Os afetados pelo adiamento somam 2,79% do total.

A mudança se deve às ocupações dos colégios em protesto à reforma do ensino médio e da PEC (proposta de emenda constitucional) que limita os gastos na educação. O MEC optou por adiar o exame para os alunos que estavam inscritos nestes locais alegando questões de segurança, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O ministro diz que a prova adiada será feita em pontos que não foram afetados pelas ocupações, dando mais segurança de que a situação não irá se repetir. Para o exame previsto na data original, o ministro diz que os coordenadores de locais de prova estão autorizados a suspender o exame caso haja “qualquer tumulto” durante o exame. “Fazemos um apelo ao bom senso das pessoas que têm esse tipo de atitude”, disse Mendonça, em referência a protestos ou novas ocupações.

Os estudantes afetados pelo adiamento parcial estão sendo informados pelo governo federal por SMS – as mensagens estão sendo enviadas para o telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para checar o status do seu local de prova, é possível também acessar o cartão de confirmação, no site: enem.inep.gov.br/participante.

Caso uma nova escola seja ocupada até a aplicação do Enem, o candidato que deve fazer prova no local também será liberado. Segundo o ministro Mendonça Filho, os chefes de aplicação poderão suspender a prova, em caso de tumulto ou extravio, por exemplo. “Cada coordenador vai avaliar a situação para ter certeza de que as condições de segurança estão garantidas.”

O ministro também disse que pretendia falar com os governadores para pedir reforço policial durante a aplicação das provas. “Se houver situação de risco, a recomendação do ministério é que se suspenda a prova [no local]. Essa vai ser a orientação para todos os coordenadores que estão no comando das aplicações. A gente não vai pedir para a PM ficar dividindo um corredor humano entre aqueles que querem fazer a prova e aqueles que não querem. Seria um altíssimo risco, desagradável”, afirmou Mendonça.

Maria Inês Fini, presidente do Inep, disse que se acontecer qualquer evento no segundo dia de prova, os alunos serão direcionados a fazer o mesmo dia de prova junto com os estudantes que farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro. “Espero realmente que isso não aconteça”, frisou. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mulher desaparecida desde agosto é encontrada acorrentada dentro de um contêiner
Homem que matou sua ex-mulher após ela ter chamado-o de corno irá a júri
https://www.osul.com.br/sobe-para-240-mil-o-numero-de-candidatos-que-terao-o-enem-adiado/ Sobe para 240 mil o número de candidatos que terão o Enem adiado 2016-11-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar