Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notas Capital Sobem para 122 os casos de dengue contraídos em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou novo balanço sobre a dengue na capital gaúcha e os dados não são otimistas. Já há a confirmação de 130 casos da doença em Porto Alegre, sendo que apenas oito deles foram contraídos fora da cidade, chamados de importados. Os outros 122 são autóctones, que foram contraídos no município.

O bairro Santa Rosa de Lima é o que apresenta maior incidência, onde residem 108 pessoas com dengue. também há 12 casos no Jardim Floresta e dois no bairro Floresta.

Um dos pacientes, que não teve detalhes de identificação divulgados, contraiu o caso mais grave da doença, que era chamado de dengue hemorrágica (denominação extinguida em 2014). Ele está estável e segue internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Conforme a SMS, 80 notificações de dengue estão sendo investigadas com exames laboratoriais. Transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti, a chikungunya teve um caso importado confirmado e o zika vírus não tem nenhuma confirmação até o momento.

Alerta aos bairros

A Secretaria pede atenção redobrada na eliminação de criadouros do mosquito às comunidades dos bairros com transmissão. São eles: Santa Rosa de Lima (parte do bairro Rubem Berta, que foi dividido), Jardim Floresta e adjacências e Floresta, próximo ao quarteirão da avenida Cristóvão Colombo, rua Ernesto Alves, rua Comendador Coruja e avenida Farrapos. “A maior parte dos casos de dengue está na zona norte, onde se verificam casas com pátios pequenos, muitas plantas e muito acúmulo de lixo e resíduo; é preciso descartar o lixo e eliminar a água parada”, destaca o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, da SMS.

Na manhã desta terça-feira (30), equipes da SMS retornarão ao bairro Santa Rosa de Lima para aplicação de inseticida, a partir das 9h30. Em caso de chuva, a ação será remarcada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notas Capital

Ministério Público Federal defende projeto que derruba cobrança adicional pelo despacho de bagagem
Kannemann lamenta derrota contra Santos, mas garante: “Estamos no caminho certo”
https://www.osul.com.br/sobem-para-122-os-casos-de-dengue-contraidos-em-porto-alegre/ Sobem para 122 os casos de dengue contraídos em Porto Alegre 2019-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar