Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Sobre a ajuda federal: o secretário Schirmer tem razão

Compartilhe esta notícia:

Cezar Schirmer (Foto: Mister Shadow/AE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Há poucos dias, manifestei aqui, e no meu comentário no Conexão Pampa, na Rádio Pampa a minha crítica à posição do Secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, de recusar ajuda das Forças Armadas junto ao sistema prisional gaúcho. Entendi que o secretário deveria aceitar essa oferta do governo federal.

As novas informações

Ontem, o secretário da Segurança conversou com o colunista, durante um encontro no Palácio Piratini. Experiente, Schirmer demonstrou que “a ajuda das Forças Armadas seria tão somente para revistas nos presídios, sem qualquer aporte na gestão da segurança desses estabelecimentos. Fosse para assumir a gestão de estabelecimentos prisionais, e eu recomendaria ao governador que aceitasse imediatamente a ajuda do Exército”.

O secretário mostrou dezenas de exemplos da ação efetiva da Superintendência dos Serviços Penitenciários, e da Brigada Militar, desenvolvida em presídios de todo o Estado recolhendo aparelhos celulares, armas, drogas, e diversos objetos. Desta tarefa, insistiu o secretário, o aparato estadual pode dar conta. Convencido pelos argumentos do secretário, passo a concordar: ele está certo. A ajuda das Forças Armadas, apenas para esta tarefa, é desnecessária.

Schirmer coordena as tratativas da região Sul

Cezar Schirmer confirmou ainda que passará a atuar como coordenador junto ao governo federal, das tratativas para o sistema prisional para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A divisão regional do diálogo para a busca de soluções para o problema do sistema prisional foi sugerida ao presidente Michel Temer, acabou adotando-a. Assim, se respeitam peculiaridades regionais na busca de soluções.

A morte do ministro e as especulações

A morte do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato, num acidente aéreo ontem, pegou de surpresa os mundos jurídico e político. Pela repercussão internacional que o caso ganhou, é natural que agora surjam até mesmo especulações sugerindo que o acidente está envolto em mistério, porque a partir da próxima semana, Teori Zavascki seria o protagonista na homologação das delações da Odebrecht.

Suspensa a vinda de Padilha

O governador José Ivo Sartori informou ontem no final da tarde em conversa com o colunista, que aguardava para esta sexta-feira, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para um encontro no Palácio Piratini, a partir das 10h30min. Na pauta, estaria a questão da dívida gaúcha junto União. Com o inesperado falecimento do ministro do STF Teori Zavascki ontem, e as providencias de ordem institucional que exigirão a presença de Eliseu Padilha em Brasília, é provável que o encontro de hoje seja suspenso.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Presos ameaçam de morte um governador
O passo no dia seguinte
https://www.osul.com.br/sobre-a-ajuda-federal-o-secretario-schirmer-tem-razao/ Sobre a ajuda federal: o secretário Schirmer tem razão 2017-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar