Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Sonda da Nasa se prepara para encerrar missão passando entre Saturno e seus anéis

Compartilhe esta notícia:

A missão primária da sonda terminou em 2008 e foi estendida até 2010, mas as suas descobertas sensacionais levaram a Nasa a prorrogar sua duração até este ano. (Foto: Reprodução)

Se tudo correu como planejado, na madrugada desse sábado a sonda Cassini, da Nasa (agência espacial norte-americana), fez seu último sobrevoo por Titã, a maior lua de Saturno.

Nesta última oportunidade para estudar de perto o satélite, onde “chove petróleo”, a nave passou a menos de mil quilômetros de sua superfície, a uma velocidade de cerca de 21 mil quilômetros por hora. Mas a importância desta manobra vai muito além da coleta de dados e imagens dos mares e da densa atmosfera de hidrocarbonetos de Titã — um ambiente que muitos cientistas traçam paralelos com a Terra primeva e onde a vida pode se desenvolver: a gravidade da lua também serviu para desviar a trajetória da Cassini, colocando-a em uma nova órbita que a fará passar por 22 vezes entre o planeta e seus anéis nos próximos meses. É o início do último ato da bem-sucedida missão de quase 20 anos, que terá um fim espetacular em 15 de setembro, quando a sonda vai “mergulhar” deliberadamente na atmosfera saturniana e ser destruída.

Lançada em 1997, a Cassini é a maior sonda interplanetária construída pela Nasa até agora, com 6,7 metros de altura, 4 metros de comprimento e pesando, sozinha e sem combustível, mais de 2 toneladas. Depois de quase sete anos e 3,5 bilhões de quilômetros de viagem, ela entrou na órbita de Saturno em julho de 2004. Em dezembro do mesmo ano, passando por Titã, a Cassini liberou o módulo Huygens, que viajou “de carona” com ela até lá. O Huygens realizou então uma descida controlada e em 14 de janeiro de 2005 pousou na superfície da lua, enviando dados inéditos sobre este que é o segundo maior satélite natural do Sistema Solar.

A missão primária da sonda terminou em 2008 e foi estendida até 2010, mas as suas descobertas sensacionais levaram a Nasa a prorrogar sua duração até este ano. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

A Justiça Federal liberou um casal para medicar o seu filho com maconha no Paraná
O Estado americano do Arkansas executou na quinta-feira seu primeiro prisioneiro em 12 anos, após uma prolongada batalha legal que questionou o uso de pena de morte nos EUA
https://www.osul.com.br/sonda-da-nasa-se-prepara-para-encerrar-missao-passando-entre-saturno-e-seus-aneis/ Sonda da Nasa se prepara para encerrar missão passando entre Saturno e seus anéis 2017-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar