Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Sonda europeia registra uma cratera do “gelo eterno” em Marte

Compartilhe esta notícia:

Astrônomos consideram que na superfície marciana havia rios, lagos e até mesmo oceanos inteiros de água. (Foto: Reprodução)

A sonda Mars Express comemorou 15 anos de serviço na órbita marciana com o recebimento de fotos detalhadas e lindas da cratera Korolev, cheia de água gelada. As imagens impressionantes foram publicadas no site da Agência Espacial Europeia (ESA).

A sonda espacial Mars Express, que tem como missão estudar Marte, foi lançada em 2 de junho de 2003 do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Ela atingiu Marte em 25 de dezembro de 2003, orbitando desde então o planeta. Além de investigar Marte, o aparelho recolheu muitos dados preciosos sobre Fobos, um dos dois satélites naturais do Planeta Vermelho.

Segundo cientistas, o aparelho desempenha um papel importantíssimo na investigação de um grande enigma de Marte — para onde vão enormes reservas de água do planeta. Hoje em dia, astrônomos consideram que na superfície marciana havia rios, lagos e até mesmo oceanos inteiros de água com tanto líquido como o nosso oceano Ártico.

A maior parte dessa água posteriormente evaporou para o espaço junto com atmosfera do Planeta Vermelho. Apenas uma parte foi conservada em poças de gelo e grandes jazidas subterrâneas de gelo nas latitudes temperadas e polares, recentemente descobertas pelas sondas MRO e Mars Express.

Essas reservas de água periodicamente descongelam, evaporam e são substituídas por outras nos pontos mais frios do planeta. É uma espécie de “ciclo hidrológico” que incita grande interesse de cientistas, já que pode contribuir para uma “fuga” ao planeta ou servir de fonte principal de micróbios que alegadamente vivem nas camadas profundas de Marte.

Uma das grandes reservas de gelo está justamente na cratera Korolev, uma cavidade de 82 quilômetros nos arredores do polo norte que surgiu há uns quatro bilhões de anos, quando no planeta ainda não havia água, segundo pesquisadores.

Hoje a cratera está cheia de gelo com espessura que atinge dois quilômetros nas épocas mais frias do ano. Pesquisadores afirmam que essas reservas de água são conservadas graças à mudança brusca de temperatura entre o fundo frio da cratera e as mais quentes rochas da superfície.

Solo fértil

Pesquisadores do Instituto de Hidrobiologia da Academia de Ciências da China apresentaram um projeto ambicioso: transformar o deserto arenoso de Marte em solo fértil como uso de microalgas.

A Sputnik China conversou com cientistas russos e chineses sobre a probabilidade de esse projeto ser implementado.

Segundo o cientista russo Vitaly Khoroshavin, é possível tornar fértil qualquer solo, inclusive o do planeta vermelho, cuja composição química mineral não é muito diferente da do nosso planeta.

Por sua vez, o professor chinês Na Zhongyuan considera que esse projeto é extremamente difícil de ser implementado em Marte.

“Um organismo vivo precisa de determinadas condições. Marte, com sua temperatura e quantidade de radioatividade, não tem nada a ver com a Terra. Quase não há atmosfera em Marte. As reações de redução-oxidação desempenharam um papel enorme no processo evolutivo da Terra. Mas essas algas não se desenvolveram no solo, mas debaixo d’água e somente então vieram para a superfície terrestre”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Um juiz deu uma nova ordem de prisão contra João de Deus, por posse ilegal de armas
Em novembro, o Rio Grande do Sul arrecadou quase 5 bilhões e meio de reais entre impostos e contribuições federais
https://www.osul.com.br/sonda-europeia-registra-uma-cratera-do-gelo-eterno-em-marte/ Sonda europeia registra uma cratera do “gelo eterno” em Marte 2018-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar