Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia A sua senha vazou? Saiba o que fazer para se proteger

Compartilhe esta notícia:

a recomendação de especialistas é trocar de senha periodicamente. Vale também rever as perguntas secretas, como "qual é o nome da sua mãe?". (Foto: Reprodução)

Troque suas senhas. Esta é a principal recomendação para usuários, após a divulgação do vazamendo de 1,4 bilhão de logins e senhas, revelada nesta terça-feira por uma empresa de segurança digital. O arquivo de 41 Gb inclui informações de acesso a serviços como Netflix, LinkedIn e My Space. Preocupado? Saiba como descobrir se seus dados foram vazados.

Como saber se minha senha vazou?

O site Have I Been Pwned (algo como “Fui Enganado”, em tradução livre) é um dos principais serviços para verificar se seus dados foram comprometidos, neste ou em outros episódios de vazamento. A ferramente é inglês, mas é fácil de usar: basta digitar o e-mail no campo e teclar Enter. O site também detalha em que serviços você foi hackeado.

Vazou e agora?

A dica é, em casos como esse, trocar de senha. Aliás, a recomendação de especialistas é trocar de senha periodicamente. Vale também rever as perguntas secretas, como “qual é o nome da sua mãe?”.

Como me protejo?

Considere ativar a chamada verificação em dois passos. Serviços como Gmail e Twitter, por exemplo, oferecem esse tipo de ferramenta, que adiciona uma etapa no processo de login — daí o nome. Quando ativada, o usuário recebe uma mensagem de texto pelo celular para que confirme o primeiro acesso em um novo dispositivo. Na prática, isso evita que alguém que tenha apenas a sua senha consiga entrar na sua conta.

Hackers

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos capturou um dos hackers envolvidos na criação e disseminação do malware Mirai, que invadiu os computadores e dispositivos conectados à Internet das Coisas no fim de 2016 e se alastrou por este ano.

Paras Jha aceitou se declarar culpado das acusações de crimes cibernéticos, segundo documentos federais disponíveis no Alasca. Empresas especializadas em segurança digital disseram que o malware foi desenvolvido na China.

 O Mirai era um bot baseado em Windows que invadia equipamentos conectados à internet, como webcams. Esses aparelhos eletrônicos se transformavam em um exército digital de bots, que eram distribuídos em ataques a sites e à infraetrutura da internet.

A ação desses robôs derrubou vários sites desde o fim do ano passado. Em outubro de 2016, o ataque a uma infraestrutura bloqueou o acesso a sites como Twitter, Paypal e Spotify.

Lei da Informática no Brasil

A Lei da Informática acaba de ter um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal sob suspeita de fraude. Em vigor desde 1991, a lei permite que as fabricantes de eletrônicos tenham desconto de até 80% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), caso invistam 5% de seus faturamentos em pesquisa e desenvolvimento.

Estão sendo revisados pelo governo federal, sob pressão do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Mundial do Comércio, valores que chegam até R$ 10 bilhões referentes aos anos de 2006 a 2014. Segundo o procurador responsável pelo inquérito, Marcus Makyiama Lopes, estes relatórios de doações não teriam sido analisados na época, afirmando também que não há funcionários o suficiente para a verificação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

O Twitter ficará mais fácil para as pessoas contarem histórias longas na rede social
Cientistas transmitem música para ETs e “escutam” um objeto interestelar, para o caso de ele ser uma nave
https://www.osul.com.br/sua-senha-vazou-saiba-o-que-fazer-para-se-proteger/ A sua senha vazou? Saiba o que fazer para se proteger 2017-12-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar