Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Subiu para 28 o número de cidades gaúchas prejudicadas pelo temporal, de acordo com a Defesa Civil

Compartilhe esta notícia:

Destruição no Norte do Rio Grande do Sul. Os municípios de Ciríaco, Água Santa e Coxilha foram os mais afetados. (Foto: Reprodução/Facebook)

Subiu para 28 o número de municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo forte temporal que causou destruição e mortes no Estado desde o último domingo (10). Apesar da trégua das chuvas, o número de residências afetadas também aumentou, passando de 2.630 para 2.917. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (13) pela Defesa Civil estadual que continua atendendo e contabilizando os prejuízos.

O subchefe do órgão, coronel Jarbas Ávila, explicou que os ventos e as chuvas de granizo, comuns nos invernos gaúchos, superaram em intensidade as previsões meteorológicas e, pela primeira vez, causaram duas mortes, registradas nos municípios de Sarandi e Ciríaco. “Lançamos alertas e avisamos as pessoas. Não podemos dizer que não seguiram o recomendado. Nesses casos, a orientação básica é para que todos fiquem em casa ou em locais protegidos e as mortes foram por desabamento. A velocidade do vento foi superior às previsões”, disse, destacando que as casas destruídas, total ou parcialmente, eram de alvenaria.

Santa Bárbara e Giruá registraram a maior quantidade de casas afetadas, 600 em cada município. Santa Bárbara também concentra o maior número de desabrigados (9) e desalojados (11) do Estado. No total, 29 famílias foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente suas casas.

“A Defesa Civil se organizou ainda na segunda-feira para atender imediatamente a todos os municípios, com fornecimento de lonas e cestas básicas. Mesmo com os alertas antes dos eventos, segue o monitoramento em decorrência de queda nas temperaturas nos próximos dias”, informou o governador José Ivo Sartori. O governador também prestou solidariedade aos atingidos e aos familiares das vítimas fatais.

Queda severa de temperatura

Com o fim das chuvas e a ausência de previsões de novos temporais, pelo menos, até a próxima semana, a Defesa Civil se prepara para outra situação de alerta: a queda abrupta da temperatura. Enquanto na última segunda-feira (11) os termômetros marcavam 28ºC, nesta quarta a marca atingiu os 5ºC. “É uma queda muito severa de temperatura e estamos priorizando, neste momento, as doações de agasalhos para repassar para as famílias que perderam tudo ou quase tudo. São poucos os desalojados e os desabrigados, mas quem está nessa situação têm a necessidade dessa ajuda”, explicou o coronel.

Qualquer cidadão que queira contribuir pode procurar um centro da Defesa Civil no Estado. Em Porto Alegre, as doações também estão sendo recebidas em mercados e quartéis da Polícia Militar e dos bombeiros. No interior do Estado, as pessoas podem receber orientações pela central 199 (Defesa Civil), que funciona 24 horas.

Municípios com decreto de situação de emergência

Pontão e Giruá.

Cidades prejudicadas
Água Santa, Araricá, Bento Gonçalves, Canela, Caraá, Caxias do Sul, Ciríaco, Coxilha, Dois Irmãos, Dois Irmãos das Missões, Faxinalzinho, Giruá, Guaporé, Ibarama, Igrejinha, Itati, Marau, Porto Xavier, Pontão, Redentora, Salvador do Sul, Sapiranga, Santa Bárbara, Santa Rosa, São Francisco de Paula, Sarandi, Tupanciretã e Vila Langaro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul deve sair até as eleições, disse o ministro das Relações Exteriores brasileiro
Em decisão inédita, o presidente Temer efetivou um militar no comando do Ministério da Defesa
https://www.osul.com.br/subiu-para-26-o-numero-de-cidades-gauchas-prejudicadas-por-temporal-de-acordo-com-a-defesa-civil/ Subiu para 28 o número de cidades gaúchas prejudicadas pelo temporal, de acordo com a Defesa Civil 2018-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar