Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Uma força-tarefa fiscalizará a utilização irregular de um herbicida no Rio Grande do Sul

Sul-africana albina de 25 anos vira modelo: “Decidi que vou ser bonita”

Thando Hopa, modelo albina sul-africana, com o estilista Gert-Johan Coetzee, que a incentivou a entrar para o mundo da moda. foto: reprodução

A sul-africana Thando Hopa, de 25 anos, que é albina, disse ao jornal britânico “Daily Mail” que topou o convite para se tornar modelo para quebrar os tradicionais conceitos sobre beleza. “Finalmente decidi que beleza é uma decisão, e vou ser bonita apesar do que as pessoas dizem. Meu slogan agora é: ‘Um tom diferente do normal'”, contou ela, que também trabalha como advogada. Foi o estilista Gert-Johan Coetzee que insistiu para que ela tentasse a carreira na moda e a convidou para posar para sua campanha. “Quando ele me falou, fiquei de pensar. Aí conversei com a minha irmã e ela disse: ‘Veja isso como uma oportunidade de mudar a percepção que as pessoas têm sobre o albinismo. Lembre-se de como você cresceu e como as pessoas tratavam você'”.

Thando contou que sofreu bullying durante a infância. “Meus pais tentavam fazer com que eu não me sentisse diferente, mas quando eu ia para a escola, as crianças não agiam desta forma e me chamavam de um monte de coisa. Com o passar do tempo, percebi que as pessoas mais velhas também faziam coisas que eu não conseguia entender. Uma vez, quando eu tinha uns 7 anos, uma mulher me parou na rua e começou a berrar, dizendo que eu era filha do diabo. Me sentia tão isolada, isso tudo me afetava demais, não queria nem ir para a escola”.

Depois que virou modelo, Thando passou a se sentir mais segura e deixou de esconder sua pele debaixo de roupas e maquiagem pesada. “Levei anos para chegar a este ponto”, disse ela, que agora se surpreende com a repercussão de seus trabalhos. “As pessoas falam que me tornei uma influência positiva para os seus filhos”.

A top canadense Winnie Harlow, que sofre de vitiligo, também já quebrou tabus e estrelou vários desfiles e campanhas veiculadas no mundo todo.

tando1tando2tando3