Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo diz que a polícia só pode invadir uma casa se houver indício de flagrante

Compartilhe esta notícia:

Gilmar Mendes (Foto: Givaldo Barbosa/AG)

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nessa quinta-feira condicionar a invasão de residências pela polícia sem uma ordem judicial se houver fundadas razões que indiquem um crime em flagrante ou em execução dentro da casa.

Pela decisão, nestas condições, a invasão poderá ocorrer inclusive à noite, mas os policiais deverão sempre justificar a ação posteriormente, sob risco de anular as provas colhidas contra o suspeito e, assim, inviabilizar uma eventual condenação.
A decisão valerá, por exemplo, para operações policiais em favelas em busca de traficantes. O objetivo, disse o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, é evitar abusos e dar segurança jurídica aos policiais.

A Constituição brasileira diz que a casa é um espaço inviolável. Sem a permissão do morador, alguém só pode entrar nela em caso de crime flagrante, em um desastre ou para prestar socorro. Em regra, a polícia só pode entrar com uma ordem judicial.

Na exceção aberta pelo STF, se o policial não comprovar haver razões que indiquem o crime em flagrante, ele poderá responder pela invasão no âmbito disciplinar, penal e civil.
No caso analisado pela Corte, um homem de Rondônia contestou uma condenação por tráfico de drogas a partir de uma invasão policial, sem mandado judicial, que encontrou dentro de seu carro, estacionado na garagem de sua casa, 8,5 quilos de cocaína. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um tabelião investigado por esquema que “ressuscita” donos de imóveis foi preso no Rio
Emissão de guia para o Simples Doméstico tem quinto dia de falha
https://www.osul.com.br/supremo-diz-que-policia-so-pode-invadir-casa-se-houver-indicio-de-flagrante/ Supremo diz que a polícia só pode invadir uma casa se houver indício de flagrante 2015-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar