Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo pede que juiz da Lava-Jato esclareça situação do presidente da Câmara dos Deputados em delação

Compartilhe esta notícia:

Juiz federal Sérgio Moro é responsável pela condução do caso. (Foto: Ricardo Borges/Folhapress)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, solicitou ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato na primeira instância, esclarecimentos sobre a citação ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no depoimento de um dos delatores do esquema de corrupção na Petrobras.

Lewandowski quer ouvir as explicações do magistrado da Justiça Federal do Paraná antes de analisar o pedido de Cunha para que o processo em que ele é citado seja encaminhado ao STF.

Em depoimento na semana passada, o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo afirmou que o deputado pediu 5 milhões de dólares para viabilizar a contratação de navios-sonda por parte da Petrobras. O presidente da Câmara, que é investigado pela Procuradoria-Geral da República por suspeita de ter recebido propina de fornecedores da Petrobras, nega.

Na segunda-feira, depois de romper com o governo por acusar o Planalto de ter articulado a versão do delator, Cunha questionou a atuação de Moro no processo em que ele é citado. O peemedebista reivindica que a ação seja remetida ao Supremo.

A alegação de Cunha é de que o juiz federal feriu a competência do STF ao investigá-lo, uma vez que parlamentar só pode ser alvo de apuração com aval dos ministros da mais alta corte do País. A defesa de Cunha solicitou uma liminar para suspender imediatamente o andamento do processo, além de pedir o envio imediato dos autos ao STF.

Cunha quer paralisar a ação penal à qual respondem como réus Camargo e o doleiro Alberto Youssef, outro delator da Lava-Jato. Além deles, também é réu na ação o lobista Fernando Soares, conhecido como Baiano, acusado de ser o operador do PMDB no esquema, e o ex-diretor Internacional da estatal Nestor Cerveró. (G1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ao comentar crise política, vice-presidente da República diz que não apaga “incêndio com gasolina”
Michel Temer decide revogar a condição de refugiado do terrorista italiano Cesare Battisti e aguarda a decisão do Supremo para extraditá-lo
https://www.osul.com.br/supremo-pede-que-juiz-da-lava-jato-esclareca-situacao-do-presidente-da-camara-dos-deputados-em-delacao/ Supremo pede que juiz da Lava-Jato esclareça situação do presidente da Câmara dos Deputados em delação 2015-07-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar