Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo Tribunal Federal pede parecer no Instituto do Câncer sobre uso da fosfoetanolamina contra a doença

Compartilhe esta notícia:

Estudos para avaliar a ação da fosfoetanolamina devem prosseguir (Foto: Giampaolo Braga/AG)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, pediu informações ao Inca (Instituto Nacional de Câncer), na terça-feira, sobre a eficácia da substância fosfoetanolamina para tratamento de câncer.

Distribuída pela USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos por causa de decisões judiciais, a fosfoetanolamina é alardeada como cura para diversos tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e seus efeitos nos pacientes são desconhecidos.

O parecer deverá ser enviado em até 15 dias e servirá para embasar decisão de um pedido de uma paciente que acionou a Justiça para exigir da USP o fornecimento da substância. A decisão final ainda não tem prazo para ser proferida.

Na ação, a USP alegou que a fosfoetanolamina ainda não tem registro no Brasil nem em outros países, que também não foi submetida a testes. Por isso, argumenta que ela pode trazer riscos à saúde do paciente com câncer, pela ausência de estudos sobre sua toxidade.

A universidade também alegou que, como entidade dedicada ao ensino e à pesquisa, não tem obrigação de prestar atendimento à saúde. Ela pede a suspensão de uma decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que a obrigou a fornecer a fosfoetanolamina. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Vídeo de ator que diz ter visto óvni não é montagem, diz professor
Entrada de dólares no Brasil supera saída em 9,4 bilhões de dólares em 2015
https://www.osul.com.br/supremo-tribunal-federal-pede-parecer-no-instituto-do-cancer-sobre-uso-da-fosfoetanolamina-contra-a-doenca/ Supremo Tribunal Federal pede parecer no Instituto do Câncer sobre uso da fosfoetanolamina contra a doença 2016-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar