Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Tabeliã americana recusa dar licenças de casamento a pessoas do mesmo sexo alegando “vontade de Deus”

Compartilhe esta notícia:

Kim Davis citou as suas crenças religiosas. (Foto: Timothy D. Easley/AP)

Uma tabeliã do Estado norte-americano de Kentucky que se recusou a emitir licenças de casamento para casais homossexuais invocou a “autoridade de Deus” nessa terça-feira para desafiar uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos. Em um embate de forças que durou dois meses, Kim Davis, do condado de Rowan, citou suas crenças religiosas para sustentar suas ações.

Na segunda-feira, a Suprema Corte rejeitou o pedido de ordem de emergência feito por Kim, que lhe permitiria negar licenças de casamento para casais de pessoas do mesmo sexo enquanto apela da ordem de um juiz federal que a obriga a emiti-las. Nessa terça-feira, quando indagada com que autoridade ela recusa os documentos, respondeu “com a autoridade de Deus”, repudiando a corte que, em junho, decidiu que a Constituição dos EUA concede aos pares gays o direito de se casarem. A postura de Kim a colocou no centro das discussões sobre a questão gay, ganhando atenção da imprensa internacional.

Uma discussão com o questionamento foi gravada em vídeo entre um casal em busca do documento e Kim. Em julho, oito pessoas entraram com uma ação civil federal contra Kim contestando a política de seu gabinete de não emitir licenças de casamento para qualquer casal, gay ou heterossexual.

Embora questões relacionadas ao casamento gay tenham surgido em tribunais em vários Estados, entidades ligadas à causa disseram que não tinham conhecimento de qualquer outro órgão que tivesse se recusado a emitir licenças a pessoas do mesmo sexo. No mês passado, o juiz local disse à tabeliã que ela precisava agir em conformidade com a lei, independente de sua convicção religiosa. Mas, em comunicado, Kim afirmou que seguirá suas crenças religiosas, apesar de ter recebido ameaças de morte.

Céu ou inferno

“Para emitir uma licença de casamento que está em conflito com a definição de casamento por Deus, com o meu nome no certificado, violaria minha consciência. Não é uma questão de luz para mim. É uma decisão de céu ou inferno, uma questão de obediência”, disse. Kim declarou que seu escritório iria continuar a negar licenças de casamento. Vários manifestantes favoráveis e contrários à postura dela se concentraram diante do escritório para protestar. (Reuters)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia Federal acusa presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados de corrupção passiva
Conheça quatro problemas do iPhone X, o celular mais caro da história da Apple
https://www.osul.com.br/tabelia-americana-recusa-dar-licencas-de-casamento-a-pessoas-do-mesmo-sexo-alegando-vontade-de-deus/ Tabeliã americana recusa dar licenças de casamento a pessoas do mesmo sexo alegando “vontade de Deus” 2015-09-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar