Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A Taça Libertadores terá árbitro de vídeo na semi e na final

Compartilhe esta notícia:

A Conmebol abriu processo de licitação para implantar a tecnologia ainda na atual edição da competição continental. (Foto: Carl Recine/Reuters)

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) vai implantar na fase final da Copa Libertadores deste ano o sistema de árbitro assistente de vídeos (VAR, na sigla em inglês). Por isso, nesta sexta-feira (28) a entidade sul-americana anunciou a abertura da licitação para selecionar a empresa responsável para instalar e cuidar do novo sistema tecnológico.

Será a primeira vez que uma competição da Conmebol terá o auxílio da tecnologia para a arbitragem. O novo sistema vai valer apenas nas semifinais e na final da edição deste ano. “Estamos avançando no teste e implementação gradual da tecnologia de vídeo para respaldar a arbitragem com o intuito de facilitar a tomada de decisões corretas, reduzir os erros e promover o jogo limpo”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Segundo a entidade, para instalar a tecnologia nas seis partidas decisivas da Libertadores deste ano as empresas interessadas devem ter capacidade para trabalhar nos dez países do continente e experiência em atuação com árbitro de vídeo em competições interiores. Os candidatos terão até o dia 1º de agosto para solicitar uma audiência e até dia 10 do mesmo mês para enviar as propostas de trabalho.

Os árbitros de vídeo foram utilizados pela primeira vez em competições da Fifa (entidade máxima do futebol) em dezembro do ano passado, no Mundial de Clubes, no Japão. Logo na estreia, a consulta à tecnologia determinou a marcação de um pênalti na partida entre Kashima Antlers e Atlético Nacional, pela semifinal do torneio. O sistema também foi adotado na última edição da Copa das Confederações, na Rússia.

Campeonato Pernambucano

Cerca de seis minutos. Foi esse o tempo que o árbitro José Woshington da Silva chegasse a um consenso com o árbitro de vídeo, Péricles Bassols, na primeira interferência dessa espécie, no futebol brasileiro. A situação ocorreu quando um pênalti foi marcado, aos 48 minutos do segundo tempo, no duelo entre Sport e Salgueiro, pela final do Campeonato Pernambucano. Após apontar penalidade máxima, o árbitro foi chamado para conferir o lance e só após cerca de seis minutos, ele confirmou a marcação, que originou o gol do Carcará, que confirmou o empate em 1 a 1 e o título do Sport.

Péricles Bassols ficou em uma unidade móvel, um caminhão de transmissão, situada sob as arquibancadas da Ilha do Retiro. Ele teve imagens de sete câmeras à disposição para verificar os lances do jogo. Além dele, estavam no local Manoel Serapião, instrutor e autor do projeto, representante da CBF, além do presidente do Comitê de Arbitragem da Conmebol, Wilson Seneme; o chefe do Departamento de Arbitragem da CBF e coordenador do projeto do árbitro de vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa; e o chefe do Setor de Futebol do International Football Association Board, o alemão Dirk Schlemmer. (AE/AG)

tags: tecnologia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Inter joga nas duas próximas quartas-feiras pelas quartas de final da Libertadores
Isinbayeva é agora major do exército russo
https://www.osul.com.br/taca-libertadores-tera-arbitro-de-video-na-semi-e-na-final/ A Taça Libertadores terá árbitro de vídeo na semi e na final 2017-07-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar