Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Taxa da informalidade no mercado de trabalho duplica nos seis estados com maior renda do país

Compartilhe esta notícia:

Aumento ocorre em seis estados mais ricos do Brasil (Foto: EBC)

Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais são os estados em que mais cresceu a informalidade no mercado de trabalho entre 2016 e 2018. O aumento foi registrado, em sua grande parte, nas regiões mais ricas do país, com uma taxa que ficou acima da média nacional, de 1,8%. Rio Grande do Norte e Sergipe, estados com renda menor, completam o grupo. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os três estados que lideram as altas (ES, SP e RJ), a expansão do trabalho informal alcançou mais do que o dobro da média nacional, chegando, respectivamente, a 4,7%; 4,2%; e 3,9%. No total, os seis estados de maior renda tinham 16,8 milhões de trabalhadores na informalidade em 2017, ou seja, 44,8% dos informais distribuídos por todo o Brasil. Em 2018 esse número aumentou: existiam 37,5 milhões de trabalhadores na informalidade nos seis estados.

Apesar de a informalidade ter aumentado mais entre os estados com renda alta, os dados mostram que o problema é pior nos estados mais pobres do Norte e do Nordeste – regiões em que a taxa já se encontrava acima da média nacional (à exceção do Espírito Santo). No Brasil, 40,1% da população ocupada não pode contar com a carteira assinada ou um CNPJ. Esse percentual, porém, chega a 61,4 no Pará.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro da Economia promete cobrar grandes devedores da Previdência Social
Previsão é de que ingressos para Desfile das Campeãs do RJ se esgotem
https://www.osul.com.br/taxa-da-informalidade-no-mercado-de-trabalho-duplica-nos-seis-estados-com-maior-renda-do-pais/ Taxa da informalidade no mercado de trabalho duplica nos seis estados com maior renda do país 2019-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar