Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Taxa de desemprego sobe e registra 13,4 milhões de pessoas desocupadas

Compartilhe esta notícia:

Enfraquecidos pelo alto índice de desemprego e disparada de preços em 2021, trabalhadores perdem poder de compra e podem gerar efeito cascata que ameaça recuperação econômica no pós-pandemia. (Foto: EBC)

A taxa de desemprego subiu para 12,7% no primeiro trimestre deste ano  no Brasil – o número representa 13,4 milhões de pessoas desocupadas. Em comparação com o último trimestre de 2018, o percentual subiu 1,1%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), que foi divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Neste mesmo trimestre, a população ocupada ficou em 91,9 milhões, uma queda de 0,9% – 873 mil pessoas – em relação ao último trimestre de 2018. Segundo o pesquisador do IBGE, Cimar Azeredo, a queda do número populacional ocupado era já esperado, mas não na dimensão que aconteceu. “A expectativa é que não fosse uma redução tão grande quanto foi porque já estamos num processo de melhora do mercado de trabalho a partir de 2018. Era uma queda esperada, mas acabou vindo num número mais elevado” afirma Azeredo.

O número de empregados com carteira assinada foi de 32,9 milhões, deixando estável ambas as comparações. Entretanto o número de empregados sem a carteira assinada caiu 3,2% em relação ao trimestre anterior. Fazendo comparação com o primeiro trimestre de 2018, houve alta de 4,4%.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Crise na Venezuela: veja a repercussão pelo Mundo
Governos do nordeste rejeitam fala de Bolsonaro
https://www.osul.com.br/taxa-de-desemprego-sobe-para-127-mais-de-treze-milhoes-de-pessoas-sao-atingidas/ Taxa de desemprego sobe e registra 13,4 milhões de pessoas desocupadas 2019-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar