Últimas Notícias > Colunistas > Bolsonaro: “ou acertamos ou o PT volta”

Teatro de bonecos é atração no Multipalco Eva Sopher no próximo domingo

O evento inicia às 15h visando aproximar público, artistas, artesãos e personagens. (Foto: Anderson Dornelles/Divulgação)

Caixinhas de teatro lambe-lambe, feira de bonecos, exposição fotográfica e espetáculo teatral são algumas das atrações que compõe o Festival de Primavera Vivar, que ocorre no Multipalco Eva Sopher, no primeiro domingo de dezembro (2) em Porto Alegre. A programação está sendo desenvolvida pelo CRTB-RS (Centro de Referência de Teatro de Bonecos do Rio Grande do Sul), com o patrocínio da Vivar e realização do Multipalco Eva Sopher, Associação Amigos do Theatro São Pedro, Theatro São Pedro e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O resultado desta parceria é a 2ª Mostra de Teatro de Bonecos, que tem entrada franca.

O evento inicia às 15h, com a feira, cujo propósito é de aproximar o público, artistas, artesãos e personagens, por meio de artigos como bonecos de dedos, de palitos ou de mão. Exposições fotográficas também compõe a programação. Uma retrata a história do TIM (Teatro Infantil de Marionetes), fundado por Odila Cardoso de Sena (1913-2007), artista plástica e professora de artes. Outra é a mostra de Ana Teresa Pereira Neto, intitulada “Bonecos”.

Das 18h às 19h, dezenas de caixinhas trazem a grandiosidade do teatro em miniatura, da Caixa de Pandora – Coletivo de teatro lambe-lambe. Os espetáculos duram de 2 a 3 minutos e são apresentados para uma pessoa por vez. Participam desta edição os seguintes espetáculos: A Caixa, de Alexandre Kleine; Memórias, de Marion dos Santos; A Nuvem, de Anderson Gonçalves; Peraltices, de Viviane Marmitt; Sonho com Oxum, de Caroline Falero; Caixa Craniana, de João Vasconcellos; Borboleta, de Elaine Regina; Desencontros, de Júlia Santos; Dragulengo, de César Camargo. Para as caixinhas de teatro, a contribuição é espontânea.

A partir das 19h o público começa a ser recepcionado por bonecos. O espetáculo “A Revolta dos Perus”, é a nova criação do Grupo TIA (Teatro Ideia Ação), que desenvolve um trabalho continuado há mais de 13 anos, sob a proposta de teatro popular e de intervenção social. O espetáculo tem uma narrativa cômica, que conta a história de uma família de perus na véspera do Natal. De forma divertida, a peça propõe reflexões sobre as relações sociais, onde os bonecos encantam a todo público. A classificação é livre e a peça tem duração de 50 minutos.

“Será um dia majestoso para a comunidade do teatro de bonecos, um momento singular para todos nós”, comenta Graziela Saraiva, do CRTB-RS. “Estaremos oportunizando ao público gaúcho, este encontro com intensa vivência desta arte milenar, em suas mais variadas formas. Esta aproximação é muito importante para nós, artistas, pois vamos compartilhar nossas emoções, alegrias, arte, nosso trabalho, por meio de espetáculos, exposições e performances. Por isso, compareça, prestigie!”, finaliza a coordenadora do Centro.

Em caso de chuva, o evento está automaticamente transferido para o domingo seguinte, dia 9 de dezembro. A programação do Festival de Primavera Vivar 2018 encerra dia 16, com Canto Livre. Para mais informações acesse: http://www.teatrosaopedro.com.br/multipalco.

Deixe seu comentário: