Últimas Notícias > Colunistas > Em busca de agenda estratégica para o RS

Técnica desenvolvida por pesquisadores gaúchos é apresentada em Simpósio Internacional de Cirurgia Cardiovascular

Doutor Renato Kalil. (Foto: Edith Auler/Divulgação)

Arritmia cardíaca bastante frequente e que atinge cerca de 10% da população acima dos 60 anos, a fibrilação atrial pode provocar a formação de coágulos que, ao se deslocarem, causam embolias ou AVC isquêmico. Tratável com medicamentos ou procedimentos pouco invasivos, esse tipo de arritmia pode causar morte ou invalidez, caso não seja diagnosticada e revertida.

Entre 1998 e 2004, juntamente com sua equipe de pesquisadores em Porto Alegre, o cirurgião cardíaco Renato Kalil desenvolveu uma técnica simplificada e igualmente eficiente para o tratamento da fibrilação atrial, que deriva de técnicas utilizadas anteriormente e cujos riscos são menores.

É justamente essa experiência, já adotada em várias partes do mundo, que o médico gaúcho deve discutir, em comparação com outras técnicas utilizadas para o mesmo fim, em uma mesa redonda coordenada por ele no Simpósio Internacional da American Association for ThoracicSurgery (AATS), que ocorre no próximo dia 04 de abril, em Belo Horizonte. Kalil vai debater o tema da fibrilação atrial com os pesquisadores americanos VinayBadhwar e Joseph Sabik, juntamente com especialistas do Brasil, Austrália e Canadá.

O Simpósio Internacional ocorre como programação paralela do 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), a ser realizado nos dias 05 e 06 de abril de 2019, também em Belo Horizonte. Com o tema Inovação, Incorporação e Expansão, o Congresso pretende atualizar e sintonizar os cirurgiões brasileiros com o que há de novo na pesquisa e no desenvolvimento de técnicas inovadoras na cirurgia cardíaca no mundo.

O evento também divulga para os médicos de outros países os avanços e descobertas feitos pelos pesquisadores locais. Diretor científico da SBCCV, Kalil participa da organização do evento e coordenará a conferência de abertura, no dia 5 de abril, às 11h.

SERVIÇO: 

O que: Association for Thoracic Surgery International Symposium

Quando: 04 de abril de 2019

Local: Fundação Dom Cabral – Campus Aloysio Faria – Belo Horizonte, MG

O que: 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Quando: 05 a 06 de abril de 2019

Local: Fundação Dom Cabral – Alphaville – Belo Horizonte, MG

Deixe seu comentário: