Últimas Notícias > Capa – Magazine > Princípe Harry divulga nova foto do filho Archie para celebrar Dia dos Pais

Técnicos cumprem primeira etapa de vistorias das barragens do RS

Barragem no Arroio Duro - (Foto: Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro/ Divulgação Sema)

O Grupo de Trabalho (GT) criado para vistoriar as barragens gaúchas, após a tragédia em Brumadinho (MG), concluiu a primeira fase de atuação. Criada por solicitação do governador Eduardo Leite, a equipe realizou as análises e finalizou um relatório com o detalhamento da situação de cada uma, das 13 estruturas observadas. O GT de Segurança de Barragens é ligado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e entregou o documento ao secretário da pasta, Artur Lemos Júnior, nessa quarta-feira (17).

A primeira etapa do trabalho consistiu em nomear cada barragem de acordo com a bacia hidrográfica em que estão localizadas e o nível de prioridade de vistoria. O objetivo é conseguir realizar vistorias conforme o risco. Primeiramente, o foco é nas 33 estruturas que são consideradas com Dano Potencial Associado Alto no nível 1, e, depois, as 61 barragens de nível 2 e as 323 de nível 3.

Mapa de classificação de barragens da Sema

 

Ao concluir cada uma das verificações, os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema encaminham informações para a Agência Nacional de Águas (ANA). O empreendedor responsável pela barragem também recebe um documento, informando sobre possíveis anomalias encontradas e exigindo prioridades de ação.

Deixe seu comentário: