Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Tem de tudo

Compartilhe esta notícia:

Maílson da Nóbrega: “É um erro do Lula. A independência do Banco Central não é nenhuma bobagem". (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A competição com barreiras do presidente Jair Bolsonaro terá fogueira das vaidades, sócio-oportunistas, canais do fisiologismo, ziguezague de governadores e prefeitos pedintes e partidos sem grandes sonhos, a não ser o de obter cargos vantajosos.

Vai ferver

Em uma das reuniões da equipe econômica do futuro governo, esta semana, será lido trecho de entrevista, publicada em dezembro de 1988, do ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, em que afirmou: “A sociedade brasileira, bem ou mal, criou um monstro, que é o conjunto das empresas estatais. Muitas delas foram dominadas por lideranças sindicais que perceberam o poder que elas têm de parar o país, pois atuam em áreas vitais. Desse modo, a sociedade torna-se refém para obtenção de vantagens.”

Vitrine e laboratório

O deputado federal eleito Marcel van Hattem anunciou ontem a primeira iniciativa como líder do Partido Novo na Câmara: obter apoio para privatização da Eletrobras e da Petrobras.

Exemplo a ser conferido

A Prefeitura de Porto Alegre precisa enviar um observador à capital de Minas Gerais. Fuad Noman, secretário da Fazenda de Belo Horizonte, que enfrenta crise financeira, garantiu o pagamento em dia dos salários dos funcionários. Não esconde a fórmula: reduzir todas as despesas possíveis e impossíveis. Experiente na gestão pública, tornou-se conhecido como cirurgião de alta precisão nos cortes do orçamento.

Resposta à intolerância

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, hoje, completa 70 anos. Traduzido para mais de 500 idiomas, o documento foi uma resposta aos horrores do nazismo e do Holocausto. O artigo 1º sintetiza o propósito: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Eles são dotados de razão e de consciência, e deveriam agir, em relação uns aos outros, em espírito de fraternidade”.

Como sempre

Parece que a Câmara dos Deputados não tem pauta mais importante: amanhã, fará audiência pública para debater sobre o imposto de bebidas não alcoólicas adoçadas com açúcar. A indústria vai querer adicionar na fórmula a redução da alíquota.

O tempo passa

A 10 de dezembro de 2015, delegação da Organização das Nações Unidas veio a Minas Gerais para investigar a responsabilidade dos governos e das mineradoras no tsunami de lama. Segundo seus integrantes, não houve acidente, mas crime. Segue impune.

No exterior, a imagem brasileira é a do desleixo com a tragédia e descuido com o meio ambiente.

Última chance

Nos últimos 22 dias da gestão Temer, governadores e prefeitos correm de ministério em ministério para liberar o dinheiro que está pendente. Brasília vira Babel, a capital torre da confusão.

Condição mínima

Os investimentos externos só virão em quantidades maciças quando os empresários tiverem confiança na Economia do Brasil. Significa estabilidade e segurança jurídica. Os recursos permitirão aumentar a oferta de empregos, das exportações e das receitas tributárias.

O passado no país ainda está marcado por tropelias como pacotes lamentáveis, surpresas na condução da Economia, mudanças constantes e vacilações.

O que veem

Em 1980, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Cordeiro Guerra, sonhava: “A grande missão dos partidos políticos é a de concorrer para que a democracia se realize pela seleção moral e intelectual dos candidatos.”

Hoje, sabe-se quais são os motivos que levam à existência da maioria dos 35 partidos. Presos a interesses de grupos, olham apenas para o próprio umbigo.

Atrás do pote de ouro

São tantos os candidatos ao Troféu Dribladores do Teto Salarial que o anúncio dos vencedores foi prorrogado.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Conivência ou omissão de autoridades permite arrendamento de terras indígenas no RS
O que são os transgênicos?
https://www.osul.com.br/tem-de-tudo/ Tem de tudo 2018-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar