Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Temporal causa morte e estragos no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Estrutura desabou durante festa de música eletrônica em Esteio causando uma morte. (Foto: Reprodução/Facebook)

A frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul neste domingo (17) provocou chuva forte com rajadas de vento na maioria das regiões do Estado. Em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas com o desabamento de estruturas metálicas durante uma festa de música eletrônica no Parque de Exposições Assis Brasil. O evento reunia em torno de 5 mil pessoas, de acordo com a Defesa Civil.

Na Fronteira Oeste, em Uruguaiana, foram registrados ventos de 104 km/h. Houve destelhamentos de casas e queda de árvores. Em São Borja, um prédio da prefeitura, que abriga a Secretaria de Desenvolvimento Rural, cinco casas e uma escola foram destelhados.

Em Santa Maria, na Região Central do RS, várias residências foram danificadas pelo vento forte. A Base Aérea registrou rajadas entre 70 e 80 km/h. No Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires foram os municípios mais prejudicados pelo mau tempo.

Porto Alegre

A instabilidade que começou no início da tarde deste domingo começou a se afastar da Capital e avança para o Litoral Norte, de acordo com Ceic (Centro Integrado de Comando) Metroclima de Porto Alegre. No Aeroporto Internacional Salgado Filho foram registrados ventos de 74 km/h. Houve granizo miúdo isolado nas zonas Norte e Leste de Porto Alegre.

Os principais estragos foram quedas de árvores e problemas em semáforos. No cruzamento das ruas São Manoel e Cabral, houve bloqueio parcial após a queda de uma árvore, que atingiu ainda os fios de telefonia. Para segunda-feira (18), a previsão é de que o sol volta a predominar, mesmo com a presença de algumas nuvens. A temperatura deverá ficar amena na Capital, com máximas de 25°C a 28°C.

Defesa Civil

Em razão do advento climático, a Defesa Civil emitiu a nota sobre os danos no RS. “O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Defesa Civil, vinha alertando a população sobre a possibilidade de Fortes Temporais com Rajadas de Vento, Chuvas e Queda de Granizo, provocados pela frente fria que agia na Argentina e Uruguai, o que acabou se confirmando no início da manhã deste Domingo – 17 dezembro, por volta das 08 horas”.

De acordo com o órgão, o mau tempo teve início na região da Fronteira, atingiu diversos municípios do interior do Estado e Região Metropolitana “com queda de granizo em locais pontuais, que mesmo por um curto espaço de tempo, provocou diversos danos e prejuízos”.

“Os municípios mais atingidos foram: Uruguaiana, Dom Pedrito, Alegrete, São Borja, Ijuí, Soledade e Esteio, além de outros que tiveram pequenos danos, como destelhamentos, quedas de postes de energia e quedas de árvores”, informou.

“A situação mais Grave foi no município de Esteio, onde no Parque de Exposição Assis Brasil, que ocorria um evento de música eletrônica, com público em torno de 4 a 5 mil pessoas, vindo a desabar algumas das estruturas por causa do forte vendaval, o que deixou algumas pessoas feridas, levando uma pessoa a óbito. A Defesa Civil do município acompanha a ocorrência”, conclui o texto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Explicação do presidente da Câmara dos Deputados para contas na Suíça é frágil, dizem investigadores
Aluna foi esfaqueada por ladrão no caminho da escola
https://www.osul.com.br/temporal-causa-morte-e-estragos-no-rio-grande-do-sul/ Temporal causa morte e estragos no Rio Grande do Sul 2017-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar