Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Teori deve ser favorável a emenda parlamentarista

Compartilhe esta notícia:

O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve reconhecer a constitucionalidade de iniciativas legislativas para instituir o parlamentarismo no Brasil. (Foto: Dida Sampaio/AE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

“Vai cair nos próximos três meses.”
Jorge Picciani, presidente da Assembleia do Rio, sobre o governo Dilma

O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve reconhecer a constitucionalidade de iniciativas legislativas para instituir o parlamentarismo no Brasil. O assunto foi provocado em 1997 pelo mandado de segurança nº 22.972, do então deputado Jaques Wagner (PT-BA), atual ministro da Casa Civil, alegando ser inconstitucional permitir a tramitação de propostas nesse sentido, na Câmara.

Solução para crise
O julgamento do STF coincide com a articulação do PMDB e PSDB para superar a atual crise política sem a necessidade de impeachment.

Plebiscito
Em seu mandado de segurança, Jaques Wagner alegou que somente um plebiscito poderia alterar o sistema de governo no País.

Chefe de Estado
A proposta defendida pela cúpula do PMDB prevê a permanência de Dilma na presidência, mas com só prerrogativas de chefe de Estado.

Chefe de governo
No parlamentarismo, o chefe de governo é um primeiro-ministro, que, pela proposta do PMDB, seria eleito pelo Congresso Nacional.

MP vai investigar Lula e Coutinho, do BNDES
Uma força-tarefa da Ministério Público do DF deverá aprofundar as investigações sobre os financiamentos do BNDES para obras realizadas pela Odebrecht no exterior, grande parte delas obtidas por meio de alegado tráfico de influência do ex-presidente Lula, a serviço da empreiteira. Além de Lula, a procuradoria pretende investigar também o papel de Luciano Coutinho, presidente do BNDES, nesses negócios.

Dando uma mãozinha
O deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO) levou ao Ministério Público do DF documentos da CPI do BNDES comprometendo Lula e Coutinho.

Acabou em pizza
O Palácio do Planalto fez a CPI do BNDES acabar em pizza, mas o deputado Baldy acredita que seus documentos podem ser elucidativos.

Negócios sem controle
O MP do DF está interessado em financiamentos como o do porto de Mariel, em Cuba, e outras ditaduras sem quaisquer órgãos de controle.

Tucanos divididos
No PSDB, o senador José Serra apoia o parlamentarismo, mas seu rival Aécio Neves, dono da candidatura tucana a Presidência da República, não tem lá muito interesse na ideia.

Caiu a ficha
Após a queda da medida provisória que mudava a lei tributária (MP 694/14), o governo finalmente entendeu que não conseguirá aprovar o pacote fiscal “salvador da economia”. Pode ser a pá de cal.

Outra frente
Nas contas do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha, a comissão do impeachment começa a funcionar entre abril e maio. Se madame não renunciar mesmo, é grande a chance de impeachment.

Temer no umbuzeiro
O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) recorda o episódio citado pelo ex-presidente Getúlio Vargas. “Michel Temer está no umbuzeiro”, isto é, aguardando a hora de assumir a Presidência da República.

Estranho desperdício
O governo do DF alega pindaíba, mas promoveu um concurso para escolha do projeto de arquitetura para creche que já existe. E de graça, oferecido pelo governo federal. Premiou o projeto vencedor em R$ 615 mil. Estão fechadas oito novas creches deixadas pelo governo anterior.

Intensivão
Ex-presidente da CPI da Petrobras e ex-candidato a líder do PMDB, o deputado Hugo Motta (PB) faz agora um intensivão com Eduardo Cunha, que o prepara para as eleições para presidente da Câmara.

Até o PDT
Sem apoio do PT, a presidente Dilma procurou o PDT, seu antigo partido, para tentar sustentar seu plano de reformar a Previdência. Pedir, até que pediu, mas ninguém se comprometeu.

Espera sentado
O deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) passou a semana esperando convite de Dilma para acertar a nomeação na Aviação Civil. O cargo é pelo apoio para eleger Leonardo Picciani (PMDB-RJ) líder da bancada.

Pergunta na esquina
A garantia de Dilma de não renunciar merece tanto crédito quanto sua promessa, durante a campanha eleitoral, de não recriar a CPMF?

PODER SEM PUDOR
Dieta de prisioneiro
Confinado pelo governo militar em 1968, Jânio Quadros ficou “exilado” durante 120 dias no duplex 606 do hotel Santa Mônica, em Corumbá (MT). Recepcionado pelo ex-governador do Rio Carlos Lacerda, o local logo virou “quartel-general” do ex-presidente. De “férias”, Jânio engordou 5 quilos em dois meses. Respondia a quem estranhava a visível transformação do eterno magro: “A continuar engordando, vou desmoralizar o instituto do confinamento…

Com Gabriel Garcia, Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos

tags: Brasil

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

A voz das ruas e a interpretação de Sérgio Moro
Bateu o desespero
https://www.osul.com.br/teori-deve-ser-favoravel-a-emenda-parlamentarista/ Teori deve ser favorável a emenda parlamentarista 2016-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar