Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Termina a greve da Polícia Civil no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Paralisação durou cinco dias no Estado. (Foto: Divulgação)

Após o governo gaúcho anunciar, nesta sexta-feira (13), a quitação total dos salários de setembro para todos os servidores vinculados ao Poder Executivo, os agentes da PC (Polícia Civil) decidiram pelo fim da greve no Estado. Inicialmente, a Secretaria da Fazenda previa concluir a quitação dos vencimentos até a próxima terça-feira (17), mas “o comportamento da receita e a movimentação positiva dos saldos no caixa único permitiram antecipar este prazo em quatro dias”, informou o governo.

A paralisação durou cinco dias. A decisão de acabar com o movimento passou a valer desde as 20h desta sexta-feira. De acordo com informações divulgadas no site da Ugeirm (Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia no Rio Grande do Sul), a greve teve “uma adesão de praticamente 100% da categoria”.

Entre as razões para a greve, a Ugeirm apontou para o “desmonte que a Polícia Civil vem sofrendo desde o primeiro ano do governo Sartori” e para o “calote nos salários” por parte do Palácio Piratini.

Em uma Assembleia Geral, realizada no dia 5, os agentes haviam decidido entrar em greve a partir da última segunda-feira (9), até que fosse feita a integralização dos salários. O Movimento Grevista manteve “os atendimentos de urgência e emergência no período que durar a greve, o que representa a manutenção 30% de cada órgão da PC, quando houver a necessidade de atuação pela emergência e urgência”, segundo a Ugeirm.

Um dia após a decisão, a Asdep (Associação dos Delegados da Polícia Civil do RS) publicou uma nota pública sobre a greve. No documento, a entidade informou que “se solidariza e apoia as reivindicações dos agentes, além de orientar aos seus associados que apoiem a decisão da Assembleia da Ugeirm, suspendendo a realização de operações policiais e outros procedimentos”.

Depois da iniciativa de terminar com a paralisação, o presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, destacou a capacidade de luta dos policiais civis. “A categoria está de parabéns. Fazer uma greve não é fácil, as situações complicadas acontecem a todo momento. Nós que estamos acostumados a atender a população diariamente, sabemos como é difícil dizer para uma cidadã ou um cidadão, que não vamos registrar uma ocorrência. Por isso, em nome de todas (os) Policiais, quero agradecer a compreensão e o apoio da população à nosssa greve. Todo esse esforço e essa luta da categoria foi vitoriosa e conseguimos que nossos salários fossem pagos antes do previsto. Além dos salários, nosso movimento conseguiu com que o governo reconhecesse nossas aposentadorias, além de outras reivindicações. Agora é continuarmos atentos e mobilizados. O governo já sabe que, caso não pague nossos salários, a reação será imediata. Vamos manter nossa mobilização, para conquistarmos as promoções e nossos salários em dia”, disse.

Ortiz também reconheceu a postura da Chefia de Polícia. “É importante reconhecer o empenho da Chefia de Polícia, na pessoa do delegado Leonel Carivalli, que soube conduzir a Polícia Civil com bom-senso e equilíbrio durante todo o processo de greve”, afirmou.

Em diversas cidades do Rio Grande do Sul, os policiais civis foram para as ruas conversar com a população, explicando os motivos da greve e a situação da segurança pública no Estado, de acordo com o sindicato. Em vários municípios, foram realizados atos públicos para chamar a atenção para o movimento grevista. Em Santa Maria, por exemplo, os agentes fizeram uma doação coletiva de sangue ao hemocentro da cidade. Já em Santana do Livramento, os grevistas foram para a universidade coletar assinaturas para o abaixo-assinado de apoio ao movimento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O governo gaúcho quitou os salários atrasados do funcionalismo quatro dias antes do previsto
Porto Alegre inicia projeto pioneiro de descarte de bituca no País
https://www.osul.com.br/termina-greve-da-policia-civil-no-rio-grande-do-sul/ Termina a greve da Polícia Civil no Rio Grande do Sul 2017-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar