Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Terremoto no México deixou pelo menos 60 mortes

Compartilhe esta notícia:

O abalo desta quinta-feira deixou 45 mortos no estado de Oaxaca, 10 em Chiapas e 3 em Tabasco, segundo Luis Felipe Puente, (Foto: Reprodução)

O governo do México confirmou a morte de pelo menos 60 pessoas e 200 feridos desde o fim da noite desta quinta-feira quando um potente terremoto atingiu a costa Sul do país às 23h49min, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, gerando alerta de tsunami na região. Com magnitude de 8,4 na escala Richter, o tremor foi o mais forte no país em um século e também em outras regiões da América Central. Inicialmente a magnitude registrada foi de 8,2. Com uma profundidade de 19 quilômetros, o epicentro foi a 137 quilômetros a sudoeste da cidade de Tonalá, no estado sulista de Chiapas, onde foi declarado emergência. Ao menos 190 réplicas de tremor ocorreram desde então, sendo a mais forte delas de 6,1, segundo o Serviço Sismológico Nacional mexicano.

Por conta do terremoto, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta de possíveis ondas de até quatro metros de altura nos países do México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador. De acordo com a secretária do Colégio de Geólogos da Espanha, Nieves Sánchez Guitián, o terremoto liberou uma energia equivalente à explosão de 32 mil bombas atômicas como Hiroshima ou de 416 milhões de toneladas de dinamite.

O abalo desta quinta-feira deixou 45 mortos no estado de Oaxaca, 10 em Chiapas e 3 em Tabasco, segundo Luis Felipe Puente, coordenador nacional de proteção civil do governo mexicano, pelo Twitter.

Equipes de resgate trabalharam noite a dentro nas áreas mais afetadas para checar por pessoas soterradas em prédios que desmoronaram. O governo acionou 1.842 soldados nas principais zonas afetadas de Chiapas e Oxaca. A cidade de Puerto Madero foi esvaziada por alerta de tsunami. O governo do Equador ordenou o esvaziamento de quatro ilhas de Galápagos, incluindo Isabela, a maior do arquipélago.

Sem energia

O tremor derrubou casas e hotéis, interrompendo o fornecimento de energia em diferentes regiões do México para cerca de 1,3 milhão de pessoas, segundo o presidente Enrique Peña Nieto. No entanto, o sistema elétrico voltou horas depois, ainda nesta sexta-feira. Onze estados suspenderam aulas diante da necessidade de verificação do estado das instalações para os alunos pelas autoridades.

De acordo com o secretário de Comunicações e Transportes, Gerardo Ruiz Esparza, em Chiapas, foram registrados deslizamentos de terra nas estradas Cintapala-Tuxtla, Arriaga-Ocozocuautla e Tuxtla-San Cristóbal.

Pelo Twitter, Peña Nieto, disse que o tremor foi o mais forte a atingir o país em 100 anos: “De acordo com a última atualização, o #sism teve uma magnitude de 8,2 graus, é o mais intenso em quase um século”.

Em vídeos nas redes sociais, mexicanos registraram o terremoto em diferentes regiões do país. Em um deles, o morador de uma das cidades atingidas pelo terremoto registra o barulho de objetos quebrando dentro dos apartamentos e narra o intenso tremor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um robô vai reger uma orquestra na Itália, ao lado do tenor Andrea Bocelli
Mulher levanta carro com as mãos em pegadinha de briga com taxista
https://www.osul.com.br/terremoto-no-mexico-deixou-pelo-menos-60-mortes/ Terremoto no México deixou pelo menos 60 mortes 2017-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar