Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Torcedores do Internacional fundam movimento LGBT Coloridos

Compartilhe esta notícia:

(Reprodução Twitter @footballaddicts)

Os torcedores seguem buscando quebrar os preconceitos do futebol aqui pelos Pampas. Após mobilizações contra racismo e machismo, é a vez da comunidade LGBT buscar seu espaço – e o respeito nos estádios. Com esse objetivo, um grupo de colorados assíduos nos jogos do Beira-Rio, decidiu fundar o Coloridos. A ideia do movimento é justamente trazer a representatividade para onde ainda é perceptível o preconceito. “Sinto todas as vezes que os cantos homofóbicos são cantados”, diz o presidente da iniciativa, Thiago Vargas.

Por receio de ser agredido fisicamente, o torcedor, que frequenta o estádio há 13 anos, disse nunca poder agir naturalmente durante as partidas. “Sempre me escondi atrás de uma passabilidade hétero”. A passabilidade é um termo utilizado quando uma pessoa “se passa por” algo que ela não é. E é isso que Vargas, e os aproximadamente 30 colorados já reunidos, não querem ter que voltar a fazer. “Queremos atuar como um ambiente em que nos sintamos seguros. Que possamos olhar para o lado e nos sentir confortáveis”, destaca o presidente do Coloridos.

As lideranças da iniciativa ainda não contataram a diretoria do Internacional. “Queremos primeiro ver e mostrar o nosso impacto enquanto torcida”, afirmou o presidente. Ele explicou que a intenção é que o movimento evolua para uma torcida organizada: “Essa é a nossa meta. Começarmos quietinhos, torcendo no nosso canto e fazermos uma organizada”.

A estreia do grupo nos compromissos do Inter em campo será no próximo dia 27, em que a equipe feminina colorada enfrenta o Sport no estádio Universitário da PUCRS, pelo Campeonato Brasileiro 2019. Já o primeiro jogo do masculino com a presença do movimento LGBT será no dia 1º de maio, na partida contra o Flamengo, no Beira-Rio, também pelo Brasileirão.

Coligay

A torcida gremista Coligay foi pioneira no Rio Grande do Sul, como movimento homossexual ligado ao futebol. Uma das inspirações para a criação da Coloridos, ela esteve presente no estádio nas décadas 1970 e 1980.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Dez motivos para você comer peixe sempre e não só na Semana Santa
Safra de pinhão no RS deve reduzir e o quilo pode chegar a R$ 10
https://www.osul.com.br/torcedores-do-internacional-fundam-movimento-lgbt-coloridos/ Torcedores do Internacional fundam movimento LGBT Coloridos 2019-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar