Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Torcidas de Boca e River invadem Madri e geram mais admiração do que medo

Compartilhe esta notícia:

Torcida do Boca Juniors em Madri para a final da Libertadores. (Foto: Reprodução)

Eles estão por todas as partes de Madri. No aeroporto, no metrô, nos bairros sofisticados e na popular Plaza del Sol, marco zero da capital espanhola e palco das principais manifestações políticas do país. Neste sábado, um antes da final da Taça Libertadores, a primeira da história disputada fora da América do Sul, os torcedores de Boca Juniors e River Plate instalaram um clima de decisão que até então não havia na cidade.

Segundo estimativas da Polícia Nacional da Espanha, cerca de 5.500 torcedores viajaram da Argentina até a Espanha para assistir à decisão. O número está abaixo dos 10 mil ingressos reservados para os dois clubes (5 mil para cada um) venderem em seu país. Mas foi uma quantidade suficiente para inundar a capital espanhola com as cores de Boca Juniors e River Plate.

A torcida do River lotou a Plaza del Sol, no centro de Madri. A árvore de natal gigante instalada no centro da praça foi tomada por faixas e “trapos” – bandeiras nas quais os torcedores identificam suas cidades de origem ou fazem homenagens. Várias delas, claro, tinham insultos ao Boca Juniors, rival na decisão da Libertadores.

Por causa de um feriado que caiu na última quinta-feira, Madri está especialmente lotada. As sombrinhas em vermelho e branco e os sinalizadores acesos pela torcida do River viraram uma atração a mais para os visitantes, que se dividiam entre tirar fotos da árvore de natal e tentar entender o que aquele pessoal tanto cantava. Havia mais curiosidade e fascínio do que medo.

Roy Pearl, um empresário que nasceu em Israel e mora em Madri há dois anos, levou a mulher e a filha de três anos para passear na noite de sábado, se surpreendeu com a cantoria e disse que agora iria fazer de tudo para conseguir uma entrada para a final. De blusa vermelha, “uma coincidência”, disse que iria torcer para o River na decisão.

No início da tarde quem fez festa foi a torcida do Boca, na porta do hotel onde o time está concentrado. Cerca de 500 torcedores aguardaram o ônibus dos jogadores com chuva de papel picado, fogos de artifício e cantoria. Os jogadores chegaram a descer do ônibus para cumprimentar os torcedores.

“É muito bonito que apoiem a um time de futebol desta forma. Somos vizinhos deste hotel há 30 anos, estamos acostumados a ver equipes que vêm jogar em Madri se hospedaram aqui, mas nunca vimos tanto entusiasmo. Se a polícia ficar por perto e tudo correr em paz, que sejam bem-vindos”, comentou Alberto Cebrian, um enfermeiro de 58 anos, enquanto sua esposa tirava fotos da torcida do Boca.

A movimentação das duas torcidas em Madri foi sempre acompanhada de perto pela Policia Nacional da Espanha, a mesma que nos dias anteriores deportou dois “barras bravas”, líderes de torcidas organizadas, um do Boca e um do River. Pelo menos até as 23h de Madrid (20h de Brasília) deste sábado, não havia registro de problemas causados pelos fãs dos dois times.

Entre policiais, agentes de trânsito, paramédicos e seguranças privados, cerca de 4 mil pessoas vão atuar na segurança do superclássico argentino em Madri. A partida, que será realizada no estádio Santiago Bernabéu, deveria ter sido disputada em 24 de novembro no Monumental de Núñez, casa do River Plate, mas teve que ser suspensa (e depois acabou transferida para Madri) por causa dos ataques sofridos pela delegação do Boca Juniors.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Copa do Mundo feminina: o Brasil é sorteado para o grupo da algoz Austrália
Boca Juniors ou River Plate: a mais longa Libertadores da história finalmente terá um campeão
https://www.osul.com.br/torcidas-de-boca-e-river-invadem-madri-e-geram-mais-admiracao-do-que-medo/ Torcidas de Boca e River invadem Madri e geram mais admiração do que medo 2018-12-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar