Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Tranca-porta

Compartilhe esta notícia:

Operação Quinto de Ouro (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A Conacate (Confederação das Carreiras Típicas de Estado) pretende apresentar uma ação civil pública ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para evitar que os cinco conselheiros do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro), presos na Operação Quinto de Ouro, reassumam os cargos se deixarem as grades de Bangu. À Coluna, o presidente da entidade, Antônio Carlos Fernandes Lima Júnior, adiantou que “a ação está sendo ultimada”.

Força-tarefa

Outras entidades vão apoiar a Conacate para tentar impedir que os conselheiros retornem às suas cadeiras depois de terem sido presos.

Vem mais

Ao menos dois conselheiros teriam sinalizado aos seus advogados que poderão firmar acordo de delação premiada. Mas eles exigem a sua soltura imediata e a garantia de que não voltarão às celas.

Gaiola dos loucos

A sessão ao vivo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da última terça-feira mostrou que ninguém entende o que faz e a Corte toca a vida na base do “tudo combinado e nada resolvido”.

Quem diria…

Em resposta às ameaças veladas do Palácio do Planalto de destituição da liderança do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) intensificou o corpo-a-corpo com integrantes da bancada, para evitar o isolamento. O ex-presidente da Casa conta hoje com o apoio declarado de apenas oito dos 21 colegas peemedebistas.

Rei posto

Antes chamado de “golpista”, Calheiros tem sido atencioso com senadores da oposição que aproveitam o momento “DR” do PMDB com o governo para engrossar o coro contra o projeto de reforma da Previdência e outras propostas encaminhadas pelo presidente Michel Temer.

Pedro II

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-RJ), filho de Jair Bolsonaro, recolhe assinaturas para abertura de uma CPI do colégio Pedro II. A alegação são os embates sobre a polêmica questão da ideologia de gênero e o clima político entre os discentes e docentes na famosa escola carioca.

No tom

O deputado Sérgio Reis (PRB-SP) retomou o seu mandato, após um tratamento de saúde. Ele foi homenageado com a medalha Renato Russo, entregue pela mãe do músico (1960-1996), Carminha Manfredini.

Saúde, ministro

Sabe aquela palestra em Natal (RN) com cachê de 28 mil reais a um ministro- substituto do TCU (Tribunal de Contas da União) André Carvalho, em um evento do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem)? O ministro não deve ir, segundo a entidade, por motivos de saúde. A despeito da plateia de enfermeiros.

Livros…

O senador Cristóvam Buarque (PPS-DF), autor da lei, cobrou pessoalmente do governador distrital Rodrigo Rollemberg o “cumpra-se” da lei de remissão pela leitura nos presídios de Brasília. Os presos podem reduzir as suas sentenças por meio de leituras e resenhas de livros.

…Por liberdade

O secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, foi testemunha da cobrança da ação do governo local. Pelo texto, o preso terá de 21 a 30 dias de prazo para a leitura de cada obra, com a obrigação de escrever a resenha, que deve ser avaliada por técnicos da secretaria de Educação.

Pelo “padim”

O ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB-AL), foi ao Palácio do Planalto na segunda-feira, quando tratou de dois assuntos indigestos com o presidente Temer: o bloqueio de 68% do orçamento da pasta e as recentes ofensivas contra o governo do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que o indicou para o cargo.

Calma, doutor…

O ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcelo Lavenère, recorreu à analogia bélica ao criticar as reformas propostas por Temer. “O que os golpistas fazem é uma blitzkrieg contra a democracia e a constituição brasileira”, comparou o advogado, em referência à guerra-relâmpago utilizada pelo Exército da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (1937-1945).

Ponto Final

“Sob o governo de Michel Temer, não apenas estamos sem rumo, como também estamos optando por medidas que devem levar o País a um período mais longo de recessão e estagnação.” – Do ex-presidente do Ipea, Marcio Pochmann

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Não existe curativo mágico
Discurso oportunista de Renan incomoda peemedebistas gaúchos
https://www.osul.com.br/tranca-porta/ Tranca-porta 2017-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar