Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Três minissatélites foram lançados da Estação Espacial Internacional

Compartilhe esta notícia:

Os “CubeSats” foram lançados da Estação Espacial Internacional. (Foto: Reprodução)

Três satélites em miniatura, também chamados de “CubeSats”, foram lançados nesta sexta-feira (11) da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo a agência de notícias Reuters. Os satélites foram desenvolvidos pelos governos do Quênia, da Costa Rica e da Turquia. As informações são do portal de notícias G1.

O Quênia enviou o seu primeiro satélite, em um momento histórico para o país. Já a Costa Rica, enviou o primeiro satélite da América Central.

O CubeSat é um tipo de minisatélite de 10 cm³ que serve para coletar inúmeros dados, como de desmatamento de florestas. O satélite da Turquia, por exemplo, também será útil pra a verificação da radiação espacial.

O lançamento fez parte da iniciativa KiboCUBE, fundada em setembro de 2015 pelo escritório das Nações Unidas para assuntos do espaço exterior. O lançamento dos minissatélites aconteceu a partir do JAXA, módulo japonês da Estação Espacial Internacional.

Pesquisa no espaço

A Estação Espacial Internacional é uma base para pesquisa no espaço. O projeto de sua construção envolveu 16 nações, principalmente Estados Unidos e Rússia.

A estação teve residentes contínuos desde 2000 e orbita a uma distância entre 335 e 460 km da Terra com um peso de mais de 450 toneladas.

A construção da estação teve um investimento de mais de US$ 100 bilhões; dela, são lançados vários satélites e projetos, como os minissatélites CubeSat.

Foguete

A empresa SpaceX lançou nesta sexta-feira seu novo foguete Falcon 9 Block 5. A nave partiu de Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento estava previsto para quinta-feira (10), mas acabou adiado menos de um minuto antes da hora marcada para a decolagem.

O foguete, que promete ser mais potente e fácil de reciclar que os outros modelos, realizou seu voo inaugural. Em sua primeira missão, o objetivo principal do foguete foi colocar em uma órbita alta um satélite de comunicação de Bangladesh chamado Bangabandhu Satellite-1.

Astronautas

Eventualmente, o foguete poderá trasladar astronautas à Estação Espacial Internacional, a bordo da cápsula tripulada Dragon, ainda em desenvolvimento.

O primeiro lançamento tripulado está previsto para dezembro deste ano, com o qual também seria a primeira vez que um foguete envia astronautas ao Espaço a partir dos Estados Unidos após o país fechar seu programa espacial, em 2011.

O foguete foi construído para voar 10 vezes com um mínimo de reposição de peças, disse a repórteres o CEO da SpaceX, Elon Musk, segundo informações da AFP.

“Esperamos que não haja literalmente nenhuma ação (reconstrução) entre os voos, como acontece com os aviões”, afirmou. “Desde 2002, foram 16 anos de esforço extremo e muitas interações, e milhares de mudanças pequenas, mas importantes, para chegar até onde acreditamos que fosse possível”, acrescentou Musk.

O foguete Block 5 é a mais recente atualização do modelo Falcon 9. A companhia planeja se concentrar em uma nova geração de foguetes de carga pesada, chamados BFR.

Retorno à Terra

Depois do lançamento, o foguete pousou verticalmente na plataforma “Of Course I Still Love You” situada no oceano Atlântico. A SpaceX pousou 11 de seus foguetes em terra e 13 em plataformas flutuantes no oceano, em seu esforço para baixar os custos dos voos espaciais e aumentar a reciclagem das partes de foguetes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou mais de 40 anos em 11 décadas
Gilmar Mendes diz que será difícil Dilma reverter impeachment no Supremo
https://www.osul.com.br/tres-minissatelites-foram-lancados-da-estacao-espacial-internacional/ Três minissatélites foram lançados da Estação Espacial Internacional 2018-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar