Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Tribunal de Contas da União aponta indícios de irregularidades em um terço das doações eleitorais no País

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

O TCU (Tribunal de Contas da União) entregou nesta segunda-feira (5) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um relatório que identificou 38.985 doadores de campanha com indícios de irregularidades em contribuições feitas a candidatos na disputa municipal deste ano em todo o País. O número representa 34% – um terço – do total das 114.526 pessoas que doaram.

Segundo o TCU, há, por exemplo, 35 doadores já falecidos, com registros de óbito nos cartórios. Outra parte dos doadores – o número total ainda não foi divulgado – demonstrou indícios de ter doado valores acima do permitido. A legislação permite doação de até 10% da renda do ano anterior. Há, por exemplo, doadores cadastrados no Bolsa Família e em outros programas assistenciais, o que não é ilegal, mas levanta a suspeita de que a doação possa ter sido feita de forma incompatível com a renda.

A fiscalização do TCU também identificou 1.426 fornecedores de campanha com indícios de irregularidades, como empresas sem capacidade operacional para entregar o serviço ou produto contratado, firmas sem empregados registrados ou não cadastradas na Receita Federal ou na Junta Comercial do município. O número representa 2,3% do total de fornecedoras fiscalizadas (60.952 prestadores de serviço).

Os dados apresentados pelo TCU foram compilados com base em relatórios financeiros entregues por candidatos e partidos a cada 72 horas, conforme as novas regras eleitorais aprovadas no ano passado. Os indícios serão agora enviados a juízes eleitorais, que terão cinco dias para determinar diligências – verificações para apurar se de fato há ilegalidades nas doações. Se elas forem encontradas, deverão ser anexadas à prestação de contas do candidato, que corre o risco de ter a candidatura contestada e rejeitada, ao final do processo eleitoral. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Criminosos explodem agência bancária e deixam uma cidade gaúcha sem luz
Descoberto em Charqueadas depósito com mais de 160 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai
https://www.osul.com.br/tribunal-de-contas-da-uniao-aponta-indicios-de-irregularidades-em-um-terco-das-doacoes-eleitorais-no-pais/ Tribunal de Contas da União aponta indícios de irregularidades em um terço das doações eleitorais no País 2016-09-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar