Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Tribunal sul-africano condena Oscar Pistorius por assassinato

Compartilhe esta notícia:

Justiça revê sentença e atleta paralímpico pode ficar pelo menos 15 anos na prisão. (Foto: Mike Hutchings/AP)

O sul-africano Oscar Pistorius foi condenado por assassinato pela Suprema Corte de Apelação da África do Sul pela morte de sua então namorada, Reeva Steenkamp, em 2013. Ao rever a sentença nessa quinta-feira (3), a Justiça do país reverteu o veredicto inicial, quando o ex-atleta paralímpico havia sido condenado por homicídio culposo, em que não há intenção de matar.

A nova pena de Pistorius ainda não foi divulgada, mas o sul-africano pode pegar pelo menos 15 anos de prisão. Inicialmente, ele havia sido condenado a cinco anos de prisão. Atualmente ele está em liberdade condicional conseguida depois que ele passou um ano na cadeia.

Segundo o juiz Eric Leach, Pistorius foi considerado “culpado de assassinato, pois teve intenção criminal” quando disparou contra Reeva no dia dos namorados em fevereiro de 2013. O magistrado explicou que o caso foi “enviado à jurisdição de primeira instância”, onde acontecerá uma nova deliberação para modificar a sentença.

Pistorius matou a namorada com quatro tiros através da porta do banheiro em que a modelo havia se trancado na casa em que os dois moravam em Pretória. O atleta foi condenado em outubro de 2014 e saiu da penitenciária um ano depois, passando ao regime de prisão domiciliar na luxuosa residência de seu tio, além de cumprir trabalhos de interesse geral.

O Tribunal de Apelação não questionou a versão do acusado, que afirmou ter acreditado que atirava contra um ladrão e que a namorada estava na cama. Mas considerou que Pistorius não poderia ignorar o risco de matar alguém, independentemente de quem fosse a vítima, ao disparar quatro balas de grande calibre através da porta de um banheiro pequeno.

Pai da ex-namorada de Pistorius, Barry Steenkamp, disse ter ficado satisfeito com a nova decisão da Justiça. “Estou satisfeito com tudo agora. Eu pediria a Deus que tudo isso pudesse ter sido evitado, mas olhando o que aconteceu, vamos seguir com nossas vidas”, afirmou. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Comitê de Ética da Fifa abre investigação contra o presidente da CBF
Ministério Público vai instaurar inquérito para tratar do Uber em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/tribunal-sul-africano-condena-oscar-pistorius-por-assassinato/ Tribunal sul-africano condena Oscar Pistorius por assassinato 2015-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar