Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Troca de personagens

Compartilhe esta notícia:

O deputado federal Dante de Oliveira foi autor da emenda das Diretas Já em 1984, derrotada no plenário da Câmara. (Foto: Ag. Senado)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Nada como um dia depois do outro. As reclamações que o MDB faz hoje sobre a pouca atenção do governador Eduardo Leite com o partido aliado é a mesma que o PSDB trazia a público na gestão Sartori.

Abriria o palanque

A oposição insistiu na realização do plebiscito sobre privatizações porque seria a chance de abrir com discurso forte a campanha ao governo do Estado para 2022.

Experiência

Um dia após a votação sobre o plebiscito, o comentário constante na Assembleia foi quanto à forma como o presidente Luís Augusto Lara conduziu a sessão. Com uma parte das galerias tomada por funcionários, teve serenidade e conseguiu controlar os exaltados.

Pino de segurança

Gerentes de investimentos de bancos costumam colher opiniões de seus clientes sobre o panorama político. O que mais os deixa assustados é a cogitação de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, poderá se irritar e abandonar o cargo. Quando a conversa chega a esse ponto, o gerente é quem deixa os interlocutores perplexos, traçando uma perspectiva desastrosa para a Economia.

Ergue a bandeira branca

Deixando de lado os conselhos do ex-astrólogo Olavo de Carvalho, o presidente Bolsonaro começou a fazer Política no bom sentido. Ontem à noite, agradeceu em rede nacional de TV o empenho e o trabalho da maioria dos deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que aprovou o relatório da proposta de reforma da Previdência.

Abaixo do esperado

O governo federal tem pronto o Plano de Equilíbrio Financeiro. Consiste no aval para empréstimos aos governos estaduais que apresentarem propostas para ajustar as contas que geram déficit. O socorro, porém, é muito limitado: 10 bilhões para todos os estados. Nenhum governador aceitará. Se fossem 10 bilhões para cada um…

Por unanimidade

A indicação de Cláudio Coutinho Mendes para a presidência do Banrisul foi aprovada, ontem, na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. Ao discorrer sobre os planos, comprovou segurança e competência.

Há muitas dúvidas

O deputado federal Rogério Peninha, do MDB de São Paulo, é autor do projeto de lei que provoca a alegria de prefeitos e vereadores. Quer prorrogar os mandatos que se encerrarão em 2020 até 2022. O argumento é fazer coincidir com as eleições à Presidência da República, governos estaduais, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. O argumento mais forte é evitar as despesas eleitorais a cada dois anos.

Registros

As peripécias familiares de presidentes da República foram inúmeras:

1) o sonho das duas filhas de Juscelino Kubitschek era debutar em Paris. Tornaram-se tema de uma modinha de Juca Chaves.

2) Tutu, filha de Jânio de Quadros, buscava sempre um jeito de contrariar o irrequieto pai.

3) Paulo Henrique, filho de Fernando Henrique Cardoso, queria caprichar no figurino e aparecer nas colunas sociais.

4) Os filhos de Lula se embrenharam em negócios até hoje não explicados.

5) Alzira, filha de Getúlio Vargas, foi brilhante conselheira do pai. Deixou depoimentos valiosos, confirmando qualidades de grande observadora e analista da Política.

6) Chega a vez dos três filhos escreverem suas participações na História.

Pressão final do regime

A 25 de abril de 1984, o governo federal apertou o cerco contra emissoras de rádio e TV, que passaram a ser controladas em todo o país. Estavam proibidas de transmitir qualquer notícia, sem censura, sobre a discussão e votação da emenda Dante de Oliveira, sobre as Diretas Já para a Presidência de República.

A TV Gazeta, de São Paulo, foi lacrada e suspensa por dois dias após ter entrevistado Orestes Quércia, vice-governador de São Paulo, que apoiou a emenda.

Não perde tempo

“Quem se desloca recebe, quem pede tem preferência.” A frase é atribuída a Gentil Cardoso, técnico de futebol entre 1931 e 1967. O governador de São Paulo, João Doria, segue o ensinamento. Já solicitou para ser escalado na comitiva do presidente Bolsonaro que irá à China no 2º semestre.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Governo Eduardo Leite mostra força com 40 votos
Governo gaúcho pode fechar acordo da dívida com a União até o fim do ano
https://www.osul.com.br/troca-de-personagens/ Troca de personagens 2019-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar