Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Troca necessária

Compartilhe esta notícia:

A votação será realizada no dia 7 de outubro. (Foto: Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Está esgotado o repertório de promessas inviáveis e pegadinhas nas perguntas de 30 segundos. Os candidatos à Presidência da República deveriam abrir mãos dos debates finais e dar chance a seus assessores de Economia. São os que podem dar um senso claro de direção, traçando o futuro do país sem tergiversações e tratando da conta que recai no bolso da população.

Ficam calados

A dívida pública no país, acumulada desde o período do Império, corre rapidamente para os 5 trilhões de reais. Nenhum gestor público pediu desculpas aos que pagam impostos e sustentam a gastança.

Retrato sem retoque

Sem retomar a capacidade de competir e produzir, a Economia continuará descendo a ladeira. O descuido e a incapacidade de sucessivos governos desembocaram no índice assustador de desempregados.

De galho em galho

A existência de trânsfugas nos partidos não é novidade e se repete a cada campanha eleitoral. Chama a atenção dos que têm memória curta. A tentação de acompanhar os que lideram as pesquisas é desvio de oportunistas com olho pregado em vantagens futuras.

Chegam sempre com atraso

No mês que antecede as eleições, surgem sempre os contestadores das urnas eletrônicas, gerando dúvidas. Tiveram três anos e 11 meses para reunir provas e ingressar na Justiça para impedir o uso da Informática na votação e apuração. Ficaram em silêncio e agora tentam criar algum tumulto.

Um dos riscos

A cada nova eleição presidencial, um ensinamento chinês é lembrado: quando o homem errado usa os meios certos, os meios certos funcionam de modo errado.

Exemplos na história brasileira não faltam.

Poder absoluto

Se a nova composição da Câmara dos Deputados e de parte do Senado, a partir do próximo ano, continuar consagrando o calote da Lei Kandir, poderão completar o serviço, votando o retorno do sistema monárquico. Ao desconhecer o direito de restituição do ICMS aos estados exportadores, o princípio republicano é agredido.

De dois em dois anos

Os programas de propaganda eleitoral reavivam a existência da geleia geral de partidos políticos. Para a grande maioria da população, as siglas não passam de uma sopa de letrinhas, cara e indigesta.

Há 25 anos

A 23 de setembro de 1993, técnicos do Ministério da Fazenda chegaram a Washington para reuniões com a direção do Fundo Monetário Nacional. Em uma das pastas levaram planos de aumentar a receita por meio da reforma tributária e combater a sonegação com mudanças nas leis.
Até hoje, nenhum foi concretizado.

Cansaram de esperar

O rompimento da Barragem do Fundão, em Minas Gerais, completará três anos no dia 5 de novembro. As vítimas do maior desastre socioambiental do Brasil aguardam a reparação que tarda demasiadamente. A multinacional que precisa indenizar os danos usa de artifícios para escapar da responsabilidade. A conta não fica abaixo de 26 bilhões e 500 milhões de reais. Uma das saídas será abrir processos no exterior, onde se localizam as matrizes das empresas responsáveis.

Round final

No boxe, um dos riscos é o lutador se refugiar no canto do ringue, o chamado córner, e ali receber socos fulminantes do adversário. Transpondo para o embate eleitoral, é o que alguns candidatos tentarão fazer nos últimos 14 dias da campanha. Bater sem parar.

Pequena confusão

Alguns, inadvertidamente, associaram o Dia Mundial Sem Carro, assinalado ontem, à onda incontrolável do furto de veículos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Afinidades ideológicas
Onde está a saída?
https://www.osul.com.br/troca-necessaria/ Troca necessária 2018-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar