Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump arrisca paralisar o governo para construir o muro na fronteira dos EUA com o México

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Reprodução)

Donald Trump quer selar seus primeiros 100 dias no poder com uma sólida vitória e sua grande oportunidade está no orçamento federal, que precisa ser aprovado até a próxima sexta-feira. Nessa lei ele pretende fixar os recursos para a construção do muro na fronteira com o México, sua grande promessa eleitoral. No entanto, os atritos com numerosos políticos de seu próprio partido ameaçam forçar o presidente dos Estados Unidos a celebrar seu primeiro aniversário importante com uma derrota: a paralisação do governo federal.

Os congressistas têm até meia-noite da sexta-feira, 28 de abril, para aprovar o orçamento federal do próximo ano fiscal. Três grandes forças participam da negociação: a Casa Branca, que busca o endosso para o primeiro orçamento federal de Trump; os republicanos, que querem demonstrar ao presidente que podem levar adiante suas propostas legislativas; e os democratas, cujo voto é necessário para aprovar a legislação, mas negaram seu apoio a condições imprescindíveis para o presidente.

No caso de não chegar a um acordo entre as três partes, o governo federal se verá obrigado a suspender suas atividades, provocando uma crise política similar à que paralisou Washington durante 17 dias de outubro de 2013. Naquele momento, porém, a paralisação foi a consequência do enfrentamento entre o presidente Barack Obama e a oposição republicana no Congresso. Desta vez o cenário é ainda mais insólito: o Partido Republicano tem maioria em ambas as casas do Legislativo e ocupa a Casa Branca.

No entanto, a maior interrogação, além do conteúdo do orçamento, é o próprio Trump, já que se desconhece se está disposto a provocar a paralisação do governo se o Congresso não aprovar uma lei que inclua o financiamento do muro fronteiriço. O presidente resgatou seu projeto de construção na fronteira com o México depois de várias semanas sem tratar do assunto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A dívida pública brasileira é muito alta, continua crescendo e é o principal ponto de vulnerabilidade diante de incertezas domésticas e externas
O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pode entrar em vigor no início de 2019
https://www.osul.com.br/trump-arrisca-paralisar-o-governo-para-construir-o-muro-na-fronteira-dos-eua-com-o-mexico/ Trump arrisca paralisar o governo para construir o muro na fronteira dos EUA com o México 2017-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar