Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump afirma que “apenas uma coisa funcionará” com a Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Sua conta pessoal tornou-se mais um canal oficial para anúncios de governo, trocas de farpas com a imprensa e até provocações a outros líderes, como o norte-coreano Kim Jong-Un. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em sua conta no Twitter que “apenas uma coisa funcionará” ao lidar com a Coreia do Norte e diminuir as tensões com o país depois que administrações anteriores não tiveram avanços com Pyongyang.

“Os presidentes e suas administrações têm conversado com a Coreia do Norte há 25 anos, acordos feitos e grandes quantias de dinheiro pagos”, disse Trump no Twitter. “…Não funcionou, acordos violados antes que a tinta estivesse seca, fazendo os negociadores dos EUA de bobos. Desculpe, mas apenas uma coisa funcionará!”

Trump não deixou claro sobre o que ele estava se referindo. O presidente já disse anteriormente que os Estados Unidos destruirão a Coreia do Norte, se necessário, para proteger a si próprios e seus aliados.

Brigas em casa

Não é apenas fora dos Estados Unidos que Trump cultiva inimizades em ataques nas redes sociais. Donald Trump começou este domingo disparando contra um ex-aliado, o senador republicano Bob Corker. Pelo Twitter, o presidente americano culpou o congressista pelo acordo nuclear com o Irã e afirmou que Corker havia “implorado” por apoio presidencial à candidatura para um novo mandato. Também pela rede social, o senador respondeu: “É uma vergonha que a Casa Branca tenha se tornado uma creche para adultos. Obviamente alguém perdeu a mudança de turno nesta manhã”.

O senador pelo Tennessee foi considerado por Trump para o cargo de secretário de Estado nos meses seguintes à vitória eleitoral de novembro, mas a relação entre os dois azedou nas últimas semanas, após Corker, presidente do comitê de relações exteriores do senado, criticar Trump por suas posições sobre a marcha supremacista branca em Charlottesville, na Virgínia, em agosto.

No mês passado, Corker anunciou que este será seu último mandato e que não tem pretensão de disputar uma nova eleição.

“O senador Bob Corker me ‘implorou’ por apoio para a reeleição no Tennessee. Eu disse “NÃO” e ele desistiu (disse que não poderia vencer sem meu apoio)”, escreveu Trump. “Ele também queria ser Secretário de Estado, eu disse “NÃO, OBRIGADO”. Ele é grandemente responsável pelo horrendo acordo com o Irã”.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/917029060471152640

Segundo a emissora americana CNN, duas fontes desmentiram o presidente. Segundo elas, no dia em que Corker anunciou sua intenção de se aposentar, Trump o procurou dizendo que iria apoiá-lo numa eventual candidatura à reeleição.

“O presidente ligou para o senados na semana passada e pediu que ele reconsiderasse a decisão de não tentar a reeleição e reafirmou que ele teria dado apoio, como disse muitas vezes”, disse uma das fontes.

Logo após os episódios de violência entre supremacistas e grupos antifascistas em Charlottesville, Corker afirmou que o “presidente ainda não foi capaz de demonstrar estabilidade, bem alguma das competências que ele precisa para ser bem-sucedido”. Na semana passada, após ser questionado sobre a tensão entre Trump e o secretário de Estado, Rex Tillerson, Cocker voltou a disparar contra o presidente:

“Eu penso que o secretário Tillerson, o secretário (da Defesa, James) Mattis e o chefe de Gabinete (John) Kelly são as pessoas que ajudam a separar nosso país do caos”, disse Corker à imprensa, comentando que Tillerson estava num “lugar incrivelmente frustrante” onde acaba dicando “sem ser apoiado da forma que eu espero que o secretário de estado deveria”.

O debate público entre duas personalidades republicanas ilustra as diferenças entre a posição de algumas lideranças do partido e a do presidente, e coloca em risco as pretensões do governo no legislativo. O voto de Corker é considerado fundamental para o avanço da reforma fiscal e o senador continua sendo uma voz influente no setor de relações exteriores, incluindo as discussões sobre o acordo nuclear com o Irã.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Prefeitura divulga locais de coleta de lixo reciclável. Evento no Facebook convida para entrega coletiva de lixo ao prefeito
Incêndio em shopping em Moscou leva à retirada de 3 mil pessoas
https://www.osul.com.br/trump-diz-que-apenas-uma-coisa-funcionara-com-a-coreia-do-norte/ Donald Trump afirma que “apenas uma coisa funcionará” com a Coreia do Norte 2017-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar