Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um aeroporto localizado em uma rota tradicional de entrada de drogas no Brasil não tem fiscalização da Polícia Federal

Compartilhe esta notícia:

Segundo a polícia, a droga pode conter veneno para rato. (Foto: Divulgação)

Localizado em uma rota tradicional de entrada de drogas colombianas no Brasil, o aeroporto de São Gabriel da Cachoeira (AM) não tem fiscalização da PF (Polícia Federal) e conta apenas com dois agentes da Guarda Municipal.

O município de São Gabriel, localizado a 850 quilômetros em linha reta de Manaus, possui o único aeroporto com linha comercial da região, chamada de Cabeça do Cachorro por causa do desenho do mapa. A área tem cerca de 900 quilômetros de fronteira com a Colômbia, o maior produtor de cocaína do mundo, e 700 quilômetros com a Venezuela, que atravessa grave crise política e econômica.

O aeroporto não possui raio-x nem cães farejadores. Moradores afirmam que a PF mantém apenas dois agentes na cidade em regime de rotação. Não há nenhuma outra unidade até Manaus. Segundo passageiros do aeroporto, a PF apenas realiza inspeções esporádicas. São Gabriel tem dois voos comerciais semanais, ambos para Manaus. Há cerca de dois anos, o local é administrado pela prefeitura.

Não é só a cocaína que entra pela região. Nos últimos meses, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército, responsável pela Cabeça do Cachorro, passou a registrar apreensões seguidas de skunk (tipo mais forte de maconha). Desde dezembro, foram confiscados 826,4 quilos da droga.

Em conversa com oficiais, eles informaram que, nas cinco apreensões, não houve nenhuma participação de forças policiais na localização dessas drogas. Apesar de exercer algumas funções do poder de polícia na faixa de fronteira, as Forças Armadas não têm a atribuição de investigar o narcotráfico internacional, tarefa que cabe à PF.

Com 109,2 mil quilômetros quadrados (pouco maior do que o Estado de Pernambuco), o município de São Gabriel fica no extremo Noroeste do Brasil e é habitado principalmente por indígenas de 23 etnias. O barco é o meio de transporte mais comum na região.

Furto

O aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes (RJ), foi invadido e teve fios de cobre furtados na madrugada de domingo (13), de acordo com informações da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos, que administra o terminal.

O crime não afetou o funcionamento do aeroporto. Nenhum suspeito foi localizado e não há informações sobre a quantidade do material levado, nem como os criminosos conseguiram burlar o sistema de segurança. Ainda de acordo com a companhia, os invasores tiveram acesso às instalações do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, área sob jurisdição do Comando da Aeronáutica.

A Polícia Federal foi acionada e vai abrir um inquérito para apurar o caso. A corporação chegou a informar que um transformador de alta tensão havia sido levado da parte externa do aeroporto, o que não foi confirmado pela administradora do local.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O mercado reduziu as estimativas para o crescimento do PIB, o Produto Interno Bruto, e da inflação no Brasil
Mais de 2.800 motoristas foram multados nas estradas federais gaúchas durante a Operação Viagem Segura de Dia das Mães
https://www.osul.com.br/um-aeroporto-localizado-em-uma-rota-tradicional-de-entrada-de-drogas-no-brasil-nao-tem-fiscalizacao-da-policia-federal/ Um aeroporto localizado em uma rota tradicional de entrada de drogas no Brasil não tem fiscalização da Polícia Federal 2018-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar