Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um ano após mudar de dono, Walmart vira Big

Compartilhe esta notícia:

A companhia vai se chamar Grupo Big. (Foto: Divulgação)

Um ano após o fundo de investimento Advent comprar 80% do braço do Walmart no Brasil, a empresa anunciou nesta segunda-feira que vai abandonar a marca Walmart. A companhia vai se chamar Grupo Big e, nos próximos 18 meses, investirá mais de R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação de suas lojas. As informações são do jornal O Globo.

As bandeiras dos supermercados vão variar conforme a região geográfica. Nas regiões Sul e Sudeste, passarão a se chamar Big, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço.

“A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores” disse o grupo em nota.

Pressionado pelas perdas no Brasil, o Advent também prepara a venda da operação no País, em fatias. A rede no Nordeste, com 59 supermercados e 38 hipermercados foi oferecida a um concorrente, segundo o colunista Lauro Jardim.

Eduardo Terra, consultor de varejo, lembrou que a marca Bompreço é forte no Nordeste e a Big, no Sul. No Sudeste, a bandeira Walmart perdeu força nos últimos anos, por isso a mudança foi acertada.

Para especialistas, a reestruturação resolve dois problemas de uma só vez: o Grupo Big vai trabalhar com um número menor de bandeiras no País, o que torna mais fácil tornar a marca forte, e deixa de pagar royalties para o grupo americano.

“Era natural que houvesse essa mudança. O Advent fez uma reorganização e tem o objetivo de rentabilizar esse operação. Para isso, reduz alguns custos”, diz Terra.

Enquanto não consegue passar o negócio adiante, o Advent prepara outras mudanças além das novas bandeiras. A empresa já está ampliando em 30% o sortimento e implementando uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados.

Já o Sam’s Club, que também pertence ao grupo, terá dez novas lojas em um ano. A primeira será inaugurada no início do segundo semestre e, até o fim do ano, mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club .

Presente no País desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. São sete bandeiras entre hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias.

O grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo de alimentos do Brasil. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart, que mantém a marca nos EUA, mantém uma participação de 20% na empresa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O PSL quer evitar desgastes como a expulsão do deputado Alexandre Frota e vai exigir fidelidade ideológica de seus candidatos já nas eleições do ano que vem
O ex-ministro Antonio Palocci relatou em delação repasses ilegais a filho de Lula e Gleisi
https://www.osul.com.br/um-ano-apos-mudar-de-dono-walmart-vira-big/ Um ano após mudar de dono, Walmart vira Big 2019-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar