Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um atirador matou três pessoas na Bélgica

Compartilhe esta notícia:

O atirador foi morto por autoridades locais. (Foto: Reprodução)

Um homem armado matou três pessoas e deixou duas pessoas feridas no Centro da cidade de Liège, no Leste da Bélgica, na manhã desta terça-feira (29). O atirador foi morto após fazer uma mulher refém. Autoridades trabalham com a suspeita de terrorismo.

O criminoso foi identificado como um belga de 36 anos recentemente libertado da prisão nos arredores de Liège. Ele havia sido classificado como alguém “instável” pelas autoridades do país. O atirador teria se radicalizado enquanto esteve na prisão, de acordo com o jornal francês o jornal Le Parisien. Ele havia sido preso por roubo e tráfico de drogas.

De acordo com jornal Le Soir, por volta de 10h30min (horário local), o criminoso foi abordado por policiais, aparentemente para um controle de rotina, na frente de uma escola, na Boulevard d’Avroy –  uma das avenidas principais da cidade. Ele conseguiu desarmar um dos policiais e fez os disparos. Os dois policiais e a passageira de um veículo que passava pelo local morreram.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram as pessoas correndo pela avenida central, o deslocamento da polícia e a aproximação das ambulâncias.

Suspeita de terrorismo

A imprensa local relata que o sequestrador teria gritado “Allahu Akbar” (Alá é grande) durante a ação. A Procuradoria Federal belga, responsável por casos de terrorismo, assumiu o comando da investigação, “pois existem elementos que vão na direção de um atentado terrorista”, afirmou o porta-voz da entidade, Eric Van Der Sypt, segundo a France Presse.

O último ataque considerado terrorista no país aconteceu em 25 de agosto de 2017, quando um homem de 30 anos de origem somali atacou, com uma faca, dois soldados aos gritos de “Allahu Akbar” no Centro de Bruxelas. Um soldado ficou levemente ferido, e o autor do ataque foi morto.

Liège é uma cidade industrial, de 200 mil habitantes, na região da Valônia, que fica próxima à fronteira alemã. Em 2011, a cidade também foi palco de um tiroteio que terminou com quatro mortos e mais de cem feridos. Nessa ocasião, o atirador se matou em seguida.

Estado Islâmico

Em 2016, atentados terroristas deixaram dezenas de mortos e feridos no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek, em Bruxelas, na Bélgica. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques. A imprensa informou que 34 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas.

As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas. Algumas horas depois dos ataques, o Estado Islâmico publicou um comunicado na internet reivindicando os atentados. “Uma célula secreta de soldados do califado realizou um ataque contra o estado cruzado da Bélgica, que está lutando contra o Islã e seu povo”, afirmou o grupo terrorista.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Resistência do empreiteiro Marcelo Odebrecht quase naufragou delação na Operação Lava-Jato
Câmara dos Deputados começa a votar a proposta que limita os gastos públicos
https://www.osul.com.br/um-atirador-matou-tres-pessoas-na-belgica/ Um atirador matou três pessoas na Bélgica 2018-05-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar