Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um bote que levava imigrantes aos Estados Unidos vira em um rio; havia crianças a bordo

Compartilhe esta notícia:

Agentes de fronteira patrulham o Rio Grande. (Foto: U.S. Customs and Border Protection)

Um bote que atravessava o Rio Grande, na fronteira entre o México e os Estados Unidos virou na noite de quarta-feira (1º). Um bebê de 10 meses morreu, e três pessoas estão desaparecidas. Entre elas, duas crianças.

De acordo com a Patrulha de Fronteira norte-americana, o bote tinha nove ocupantes e virou por razões ainda desconhecidas. O Rio Grande, de água fria, tem correnteza considerada forte. Por isso, o corpo do bebê morto só foi encontrado a quilômetros de distância do local do acidente, segundo a agência Reuters.

O pai do bebê morto relatou que conseguiu nadar em direção à margem do rio, e os agentes de fronteira resgataram a mulher dele e o outro filho, de 6 anos. O sobrinho dele, de 7 anos, está entre os desaparecidos.

A nacionalidade dos migrantes não foi informada. Também não está claro se houve detidos ou se o grupo voltou para o lado mexicano da fronteira.

Travessia perigosa

Afogamentos são comuns no Rio Grande, que desenha parte da fronteira entre EUA e México. Grupos de migrantes ilegais tentam atravessar o rio em botes, muitas vezes cheios e sem coletes salva-vidas.

O número de resgates aumentou desde outubro, quando caravanas de migrantes da América Central começaram a marchar rumo à fronteira do México com os EUA. Desde então, a Patrulha de Fronteira prendeu mais de 418 mil migrantes na fronteira sudoeste, mais do que todo o ano passado. A maioria deles chegou em grupos com mais de 400 pessoas.

Também desde outubro, apenas no setor Del Rio – onde ocorreu a tragédia desta semana – 200 pessoas foram resgatadas. O número representa um aumento em mais de 800% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A primavera costuma ser a estação mais perigosa para a travessia. Com o derretimento da neve nas montanhas de Colorado e Novo México por causa da estação, a água escorre rumo ao Rio Grande, que aumenta de volume.

As autoridades norte-americanas registraram 283 mortes na fronteira em 2018, somando todos os motivos: de males causados pelo calor do deserto a afogamentos. Grupos de direitos humanos, no entanto, acreditam que o número pode ser ainda maior: vários corpos jamais teriam sido resgatados nos desertos e no Rio Grande.

Chefe de milícia que detém imigrantes ilegais na fronteira dos EUA com o México é preso

Autoridades norte-americanas prenderam recentemente o líder de um grupo armado responsável por deter imigrantes ilegais que cruzam a fronteira do México para os Estados Unidos. Larry Hopkins, líder do grupo UCP (Patriotas Constitucionais Unidos), foi preso em uma investigação sobre porte de armas que acabou por levar à tona a ação da milícia.

Segundo a agência Reuters, os integrantes do grupo usam uniformes semelhantes aos militares para abordar os imigrantes, principalmente no estado norte-americano do Novo México. Armados, eles detêm os grupos até a chegada dos oficiais de fronteira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo prepara decreto para cobrar INSS de motoristas de aplicativos
A produção industrial brasileira caiu em março e registrou o pior resultado em seis meses
https://www.osul.com.br/um-bote-que-levava-imigrantes-aos-estados-unidos-vira-em-um-rio-havia-criancas-a-bordo/ Um bote que levava imigrantes aos Estados Unidos vira em um rio; havia crianças a bordo 2019-05-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar