Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Um dia para reverenciar o automóvel

Compartilhe esta notícia:

O Peugeot Type 15 foi o primeiro carro a circular no Brasil Foto: Divulgação
O Peugeot Type 15 foi o primeiro carro a circular no Brasil Foto: Divulgação

Grande paixão de alguns, um sonho para outros. Existem também aqueles que o consideram a origem de todos os problemas das ruas e poluição do ar. Seja como for, o certo é que o mundo atual não sabe se movimentar sem a presença do automóvel, que tem no 13 de maio, seu dia no calendário. Uma boa razão para refletir a importância do carro em nosso cotidiano e como conviver com ele, nosso parceiro nos passeios ou trabalho, que muitas vezes mata, mas também salva.

Existem diversas versões sobre a escolha desta data para celebrar o automóvel no Brasil. Uns falam que a data foi criada em 1934, por meio de um decreto assinado pelo presidente da República na época, Getúlio Vargas, outra versão destaca a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro e tem ainda a hipótese da abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil, a rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis (RJ), com cerca de 66 quilômetros, inaugurada em 13 de maio de 1926.

Na história, o primeiro automóvel que aparece com registros, foi produzido em 1885, pelo alemão Karl Benz. Diferente dos veículos atuais, o modelo tinha apenas três rodas e atingia a velocidade de 13 km/h. Já no Brasil, o primeiro carro a rodar em nosso país foi o francês Peugeot Phaeton Type 15, trazido pela família de Alberto Santos Dumont, em 1893. Ele era movido a vapor, tinha rodas de borracha e capacidade para dois passageiros.

Mas, foi Henry Ford, quem ajudou a popularizar o automóvel, quando em 1903 criou nos Estados Unidos a Ford Motors e dando origem à produção por linha de montagem. Foi também a Ford a primeira montadora a chegar ao Brasil, em 1919, montando inicialmente o Ford T.

Henry Ford e o seu modelo T

Henry Ford e o seu modelo T. Foto: Divulgação

Com a criação do automóvel, o homem logo começou a usá-lo em desafios de velocidade, surgindo assim as corridas. Considerada a categoria máxima do automobilismo mundial, a Fórmula 1 realizou sua primeira prova oficial no dia 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, com o italiano Giuseppe Farina sendo o grande vencedor ao volante de um automóvel Alfa Romeo.

O Brasil que já esteve entre os quatro maiores mercados automotivos globais, estando atualmente na sétima posição, possui mais de 50 marcas (entre nacionais e importados), disputando o sonho do consumidor e uma média de um veículo para cada cinco habitantes, com uma frota de 41 milhões de veículos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

12º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia segue até o dia 15 na cidade gaúcha. Foto: Divulgação
SAE BRASIL discute tecnologias de frenagem em Caxias do Sul
GM paralisa produção de veículos em Gravataí
https://www.osul.com.br/um-dia-para-reverenciar-o-automovel/ Um dia para reverenciar o automóvel 2015-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar